ACESSIBILIDADE DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM AMBIENTES ESCOLARES
Acessibilidade; Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Educação Básica; Arquitetura Escolar.
A presente pesquisa investiga as condições de acessibilidade para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ambientes escolares, com ênfase em duas instituições da rede pública da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). O estudo articula os aspectos arquitetônicos, pedagógicos e normativos envolvidos na inclusão escolar, tomando como referência a Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050/2020) e demais diretrizes legais pertinentes. A partir de visitas técnicas e análise documental, foram identificadas fragilidades tanto na infraestrutura física quanto nas práticas pedagógicas voltadas ao atendimento das necessidades específicas desses alunos. As observações evidenciam que a ausência de adaptações arquitetônicas adequadas e de estratégias educacionais inclusivas compromete a equidade no processo de ensinar e aprender. Nesse contexto, a pesquisa ressalta a urgência de intervenções estruturais e formativas que possibilitem ambientes mais sensoriais, seguros e estimulantes, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral de crianças com TEA. Os resultados obtidos reforçam o papel fundamental da acessibilidade como princípio norteador para uma educação básica inclusiva, democrática e de qualidade, pautada no respeito à diferença e à singularidade de cada estudante.