INFRAESTRUTURA FERROVIÁRIA E OS PROCESSOS URBANIZADORES: A ANTIGA ESTRADA DE FERRO GOIÁS DE 1909-1957
sistema ferroviário, infraestrutura, cidades, urbanização, modernização
A proposta de pesquisa de doutorado apresentada tem a intenção de explorar as cidades que compõem antiga Estrada de Ferro Goiás, que passou a compor a Rede Ferroviária Federal S.A. e foi concedida para a Vale Logística – VLi . Um instrumento da modernização, implantado no final do século XIX, que transformou e criou várias cidades ao longo da linha férrea. O objetivo é compreender e analisar os processos de urbanização da região por onde os trilhos passaram, a partir do objeto técnico a Estrada de Ferro Goiás, enquanto objeto de penetração no território. Para isso, procura-se elaborar uma narrativa sobre a ferrovia, partindo do contexto histórico geral do processo de implantação do ramal ferroviário, sobretudo a partir dos planos de viação, e das cidades por onde os trilhos passaram, aliado a análise cartográfica e a taxonomia como instrumento de categorização espacial. Os trilhos passaram, modificaram e sucederam uma série de eventos e ações, que resultaram em gerações de cidades com padrões de urbanização e formas de organização espacial distintas, conforme o rastro da modernidade avançava. Analisar o caráter desses processos em cada cidade, na intenção de identificar as características das ações e eventos de implantação e rodagem do sistema ferroviário, que vai além dos trilhos, das locomotivas, dos vagões e das estações, permitirá distinguir os resultados ora semelhantes ora completamente diferentes, mas sobretudo, proporcionará compreender as razões dessa história e reconstituir o que produziu o que aconteceu. E, com isso o trabalho atinge o seu objetivo maior que é estudar as cidades, algumas nunca estudadas, outras pouco exploradas, mas nunca ainda confrontadas sobre a ótica desse objeto técnico como vetor de transformação socioespacial e urbanização.