O papel do espaço público na Cidade Educadora: experiências das escolas na região da Bacia do Rio Grande - BA.
Cidade educadora; desenvolvimento social; escola; espaços públicos.
A educação é um processo contínuo que transcende os limites escolares, sendo essencial para a formação de sujeitos sociais críticos, participativos e conscientes dentro de uma sociedade democrática. Neste contexto, a cidade aparece como importante ferramenta educativa, por meio dos seus espaços públicos, que promovem encontros e vivências, contribuindo assim na construção social e cultural daquele povo e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. Entretanto, a simples criação de espaços públicos não é suficiente; é necessário um processo multidisciplinar que produza espaços públicos educadores, capazes de resgatar o protagonismo, a coletividade e a identidade dos cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento social. Assim, a pesquisa busca analisar como as escolas se relacionam com os espaços públicos dentro da perspectiva de uma cidade educadora, tendo como objeto de estudo a região da Bacia do Rio Grande, na Bahia. Para tanto, utilizou-se abordagens quantitativas e qualitativas, integrando revisão bibliográfica e documental, através do estudo de conceitos de espaço público, formação social e cidades educadoras, apuração e análise das legislações voltadas às Políticas Públicas Educacionais e Cidade, com foco nacional e regional; e uso de método cartográfico, apoiado por questionários para coleta, análise e mapeamento de dados da região de estudo. Os resultados pretendem oferecer reflexões e diretrizes que contribuam para ampliar o conhecimento sobre a interseção entre cidade, educação e espaço público, fortalecendo o papel das cidades como espaços de aprendizagem e desenvolvimento social.