Banca de QUALIFICAÇÃO: Ana Luiza Aureliano Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ana Luiza Aureliano Silva
DATA : 14/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Por Uma Pedagogia da Cidade: Potencializando Territórios Educadores, Construindo Metodologias Participativas


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia Urbana. Infância. Metodologias Participativas.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Esta pesquisa parte do pressuposto de que é possível aprender com a cidade e sobre ela a partir da infância e do próprio território tendo o espaço da escola como espaço da experimentação e do diálogo entre cidade e infância. Corroborando com a ideia de que “é partindo da infância que se constrói uma cidade para todos” (TONUCCI, 2016), acredita-se que ao incluir as crianças no processo de apreensão e construção das cidades pode-se combater o “analfabetismo urbanístico” (MARICATO, 2002) e fomentar a luta pelo “Direito à Cidade” (LEFEBVRE, 2001). O caminho para essa construção pode se dar a partir das escolas, em uma ação conjunta de fortalecimento e integração com a comunidade escolar partindo de ações e construções participativas dentro da própria escola e se expandindo pelo território. O projeto propõe que essas ações partam do entendimento das crianças como sujeitos políticos, sociais, participantes e produtores de cultura, visando uma ação concreta nos espaços escolares, tidos aqui como espaços de estudo e experimentação prática. Defende-se a pedagogia libertadora de Paulo Freire como base teórica para fortalecer essas práticas de construção de uma educação para a consciência. O problema central busca compreender: quais os caminhos metodológicos para a construção de um aprendizado sobre as cidades com as crianças dentro das escolas públicas, como parte do enfrentamento ao analfabetismo urbanístico? Dessa forma, o objetivo geral é oferecer contribuição teórica, empírica e metodológica para esse enfrentamento, construindo metodologias que tratem das cidades, da arquitetura e urbanismo e da participação social com as crianças no contexto escolar, trabalhando com elas a ideia de território e espaços educativos, tendo a cidade de LavrasMG como estudo de caso. Adota-se como metodologia a pesquisa-ação, estruturada a partir da participação direta da pesquisadora em interação com outros atores (crianças), na produção de conhecimento sobre a interação entre cidade-educação-infância. Dessa forma as crianças serão participantes colaboradoras da pesquisa, sujeitos do seu próprio conhecimento. A metodologia se dará de forma cíclica, alternando momentos de ação, reflexão e novamente ação, de forma adaptada, de acordo com as experimentações anteriores, e com o contexto vivenciado na escola. Além disso, como procedimentos/instrumentos de pesquisa serão realizados: estudo bibliográfico;  análise das teses e dissertações que versam sobre o objeto de pesquisa e pesquisa bibliográfica em periódicos; observação participante em uma escola pública de Lavras-MG - com desenvolvimento de oficinas nos momentos de ação a partir do levantamento de ferramentas e metodologias participativas existentes, adaptação e construção de outras. Dessa forma pretendese construir com as crianças uma consciencia coletiva e espacial a partir da participação e cooperação delas nos encontros realizados na escola. Espera-se que a pesquisa leve à uma convergência de metodologias e ações que colaborem para a abertura de canais efetivos de participação das crianças no campo das políticas públicas, especialmente educacionais e urbanas (como a possibilidade de criação de um conselho das crianças), reverberando nos modos de viver e transformar as cidades a partir do fomento de políticas intersetoriais na busca pelo direito à cidade e que instigue a potencialidade educadora dos territórios a partir da escola. Além disso, busca-se explorar o papel do(a) arquiteto(a) e urbanista como educador(a) e a possibilidade de atuação nesse campo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DANIELA ABRITTA COTA - UFSJ
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS MOTA - UA
Presidente - 1857674 - LIZA MARIA SOUZA DE ANDRADE
Externa ao Programa - 1402220 - VANIA RAQUEL TELES LOUREIRO
Notícia cadastrada em: 10/08/2022 08:42
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