O LUGAR DA ESCOLA NA PAISAGEM URBANA: UMA ABORDAGEM URBANÍSTICA SOBRE AS UNIDADES DE VIZINHANÇA, A SEGREGAÇÃO URBANA E AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM BRASÍLIA
Cidade e escola, Unidade de Vizinhança, Brasília, Efeito-vizinhança, Escolas públicas, segregação socioespacial.
Esta tese tem como objetivo compreender o lugar da escola na paisagem urbana, além das suas relações com os processos de segregação socioespacial e escolar e de segmentação escolar. A pesquisa investiga o papel da escola pública na paisagem urbana e o modo como as escolhas projetuais urbanísticas relacionadas ao paradigma da Unidade de Vizinhança afetam as relações entre cidade, bairro, rua e escola. Para tanto, adotamos como estudo de caso, e fio condutor do trabalho, a cidade de Brasília. Esta pesquisa utiliza uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa, combinando: 1) uma análise histórica iconográfica das Unidades de Vizinhança, aplicadas no Plano Piloto, e de sua influência no posicionamento de equipamentos públicos de ensino em outros bairros da cidade; e, também, 2) um mapeamento do fluxo diário de alunos da rede pública de ensino de Brasília, por meio da análise do cadastro de matrículas da SEEDF. O foco recai sobre o estudo do fenômeno urbano dos fluxos estudantis como forma de ocupação dos espaços públicos, na busca de identificar as relações entre cidade, paisagem urbana, segregação socioespacial e escolar e de segmentação escolar, pautando-se nos estudos a respeito do conceito, da sociologia da educação, de efeito-vizinhança