PROINFÂNCIA E O PROJETO-PADRÃO: a implantação de creches em Ceilândia
Proinfância; Projeto-Padrão; Creche; Ceilândia; Sol Nascente / Pôr do Sol.
Esta dissertação aborda dois exemplos de projetos-padrão de creches construídos em Ceilândia e Sol Nascente / Pôr do Sol, regiões administrativas de Brasília. Elas resultam da implementação no Distrito Federal do Programa Nacional de Estruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Criado em 2007, este programa visava financiar e oferecer assistência técnica aos municípios, instâncias responsáveis pela educação das crianças entre 0 e 6 anos de idade. O Proinfância disponibiliza projetos-padrão de creches construídas em todo o país. A padronização de edifícios provoca uma pergunta por vezes incômoda a quem os projeta e constrói: como o projeto-padrão se relaciona com a cidade, o bairro e sua comunidade? O estudo dos exemplos mencionados objetiva colaborar para este debate. Metodologicamente, buscamos definir um entendimento para o termo projeto-padrão, a partir de revisão bibliográfica; em seguida, procedemos aos estudos de caso analisados em duas abordagens: a de sua implantação espacial, considerando a relação com a Região Administrativa, o terreno e a vizinhança; e a de sua apropriação, para qual empregamos a abordagem experiencial de Rheingantz et al. (2009).