Megaestrutura, impermanências e espaço universitário: análise do Instituto Central de Ciências (ICC/UnB)
território universitário, campus, estruturas em larga escala, mudança, articulação (social e acadêmica), UnB.
O objetivo deste tabalho é investigar a megaestrutura como potencial tipo arquitetônico a ser adotado no planejamento de campus tendo em vista, em primeiro lugar, as prerrogativas de crescimento e contínuo processo de mudança das universidades, em segundo lugar, a necessária articulação intracampus e campus-cidade. Para isso, tem o Instituto Central de Ciências (ICC) como estudo de caso. Um edifício linear, em larga escala, marcado pela horizontalidade, construído entre 1963 e 1971 com 712 m de extensão e 74 m de largura, dividido em três blocos paralelos, que norteia a implantação e articula os edifícios da Universidade de Brasília. A motivação para o estudo partiu de uma lacuna observada no contexto das ações relativas ao tema deste trabalho: a carência de contínuos debates, que atualizem as transformações na produção do conhecimento e as associem ao planejamento do território universitário. Para isso, o processo de análise da pesquisa consiste em uma abordagem histórica e no estudo tipológico por meio da representação tridimensional e da iconografia. Trata-se de uma análise crítica da configuração de campus, de seu princípio à inserção do edifício em larga escala. Constatou-se que a experiência com a megaestrutura suscita novos arranjos e relações com o campus. Esta forma arquitetônica rompeu com a configuração de território universitário simétrico e rígido, constituído por edificações autônomas e favoreceu nova organização espacial, articulada, em sistema, que promove interação social e acadêmica, bem como proporciona flexibilidade na apropriação de seu espaço. O estudo do ICC corrobora com a teoria que norteou a megaestrutura e exemplifica como a inserção deste tipo colabora para a espacialização das mudanças da universidade. A pesquisa contribui no sentido de resgatar o conceito de megaestrutura, com suas potenciais características e contribuições para o processo de projeto e o planejamento de campus.