Reabilitação da Ponte do Braghetto: Aspectos Históricos, Construtivos e de Conservação.
Ponte Braghetto, Infraestrutura Urbana, Segurança Estrutural e Desempenho Estrutural, Aderson Moreira da Rocha.
A criação de Brasília, na década de ’60, foi caraterizada pela ruptura com a tradição da arquitetura em paralelo ao modernismo internacional, concebido com o objetivo de manifestar o otimismo de uma nova era através da arquitetura, a mais alta forma de expressão artística, fundamentou uma outra compreensão das qualidades espaciais, utilizando inovações tecnológicas e estruturais (MACDONALD, 2007). As arquiteturas de Brasília possuem muitas realizações importantes na área de engenharia das estruturas, sendo muitas delas originais e inovadoras para a época da execução. A Ponte do Braghetto, chamada de “O Grande Viaduto sobre o Lago de Brasília”, foi executada em 1960 pela SETAL Sociedade de Engenharia e Terraplenagem Alberto Ltda. com projeto do Prof. Aderson Moreira da Rocha, representava a introdução de algumas inovações técnicas importantes como protensão e o sistema construtivo de concreto armado protendido, sendo precursor de uma nova técnica destinada a revolucionar os conceitos de concreto protendido. O caso da Ponte do Braghetto representa um firme ponto de partida para as futuras operações de manutenção do patrimônio de capital brasileira. Cabe ressaltar que rever informações que sejam relevantes para preservação do patrimônio moderno, adotando aspectos do projeto inicial, a conservação, as intervenções ao longo do tempo que emplacaram na ampliação da capacidade da ponte com os reforços estruturais devidos, destinada para a realização de grande parte dos deslocamentos Sul-Norte e vice-versa, deve ser considerado uma das principais artérias viárias de Brasília tanto em termos de importância no que tange à estrutura urbana, quanto em termos de volume veicular.