Banca de DEFESA: Samara Sotero Gomes Camico

DISCENTE : Samara Sotero Gomes Camico
DATA : 11/03/2024
LOCAL: Videoconferência - https://www.ppgfau.unb.br/component/agenda/agendas

INFLUÊNCIA DO PROJETO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO NA CONCEPÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

arquitetura, dimensões morfológicas, segurança contra incêndio

Este trabalho trata da influência da segurança contra incêndio e pânico na projetação de arquitetura edilícia. O intuito desta pesquisa é abordar a importância do conhecimento dos arquitetos para projetarem uma edificação baseando-se tanto nas dimensões morfológicas, quanto nas normas técnicas vigentes de segurança contra incêndio e pânico no Brasil, em especial no Distrito Federal. O órgão responsável pela aprovação do projeto de instalação de prevenção contra incêndio e pânico no Distrito Federal é o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e as dimensões morfológicas adotadas nesta pesquisa advém dos professores Gunter Kohlsdorf e Maria Elaine Kohlsdorf. Inicialmente, são apresentadas o que e quais são as dimensões morfológicas e as normas técnicas vigentes pelo CBMDF, em seguida realizou-se avaliação das dimensões morfológicas e dos sistemas preventivos executados em estudos de caso. Também se apresentam nesta pesquisa percepções por meio de entrevistas com os bombeiros militares que analisam e fiscalizam os projetos de edificações que buscam regularização junto ao Estado para fins de licenciamento para construção ou para funcionamento, além de percepções de conhecimento de Arquitetos e Urbanistas sobre o tema, principalmente durante a graduação que esses profissionais receberam em suas formações. São realizadas três simulações de exemplos que permitem constatar variações de exigências de medidas de segurança contra incêndio e pânico para edificações muito similares quanto a dimensões e atividades, mas com constatação de distinções de resultados para cada risco que uma edificação possui. Por fim, ainda se apresentam dois exemplos práticos de escolas em que o projeto de prevenção contra incêndio e pânico foi realizado após arquitetura executada, que resultou em prejuízos e desafios, principalmente financeiros, aos proprietários e ou locatários das edificações onde estas escolas funcionam. Estes prejuízos e desafios foram constatados por meio de entrevistas que também estão apresentadas e discutidas nesta pesquisa. As escolhas prévias de um projeto mediante algumas características determinam suas classificações de ocupação e risco, implicando em variações de custos e intervenções nas edificações para que estas se regularizem juntos aos órgãos de fiscalização, ou seja, encontrem-se tecnicamente funcionais e seguras. Ao cabo, realizou-se um estudo que pode colaborar em decisões dos arquitetos em projetações relacionadas à segurança contra incêndio, proteção à vida e ao patrimônio.

Presidente - 2212892 - MARCIO AUGUSTO ROMA BUZAR
Interno - 2352146 - JOAO DA COSTA PANTOJA
Externo ao Programa - 1152159 - LEONARDO DA SILVEIRA PIRILLO INOJOSA - UnBExterno à Instituição - MARCO AURELIO SOUZA BESSA - CEUB
Notícia cadastrada em: 06/03/2024 18:14