Banca de DEFESA: Samara Neta Alves

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Samara Neta Alves
DATA : 14/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência - https://www.ppgfau.unb.br/component/agenda/agendas
TÍTULO:

A Construtora Rabello e a pré-fabricação na implantação de Brasília: 1960 - 1970.


PALAVRAS-CHAVES:

Marco Paulo Rabello. Milton Ramos. Estética-estrutural. Fábricas congêneres Cinasa e Fapremo. Cinasita. Plástica-estrutural.


PÁGINAS: 493
RESUMO:

A atuação da Construtora Rabello S.A, comandada pelo Engenheiro Marco Paulo Rabello deixou sua marca na história da arquitetura moderna da pré-fabricação em concreto armado realizada na construção de Brasília/DF. Esta tese exploratória de caráter bibliográfico referencial e documental por meio de entrevistas e publicações evidencia as experiências práticas com ao uso da pré-fabricação nas décadas de1960 e 1970. A Rabello historicamente demonstrou que a arquitetura do pré-fabricado pesado de diversas formas, seja ele executado em canteiro de obra ou em fábrica, empreendeu uma arquitetura estética-estrutural em cada unidade plasticamente estruturada em razão do conhecimento de seu corpo técnico participativo do Grupo Rabello. Tendo por fundamento a documentação, a trajetória e os desdobramentos dos empreendimentos do Grupo, fica evidente que o elemento edificado, o processo construtivo e a expertise dos executores técnicos atuantes nesse período levaram o a Rabello ao auge de sua atuação. A expressividade projetual do ponto de vista da relação plástica como arte e estética, expressa o conceito de arquitetura moderna como elemento formal edificado transformado em arquitetura. O estudo traz à luz uma narrativa partindo do contexto histórico geral desde o surgimento do uso do concreto armado até a implementação da pré-fabricação pesada de peças estética-estruturais implementados pelo Grupo Rabello nas obras executadas em Brasília/DF. Pensadas e experimentadas após estudos incessantes a transição da execução dos canteiros de obras de obras para as indústrias foi demonstrada de forma concisa a apropriação do sistema construtivo. O resgate da importância da construtora e do sistema construtivo e a tecnologia utilizada, bem como os recursos despendidos nortearam os objetivos específicos da tese além de evidenciar qualitativamente os dados a serem preservados, motivando o caráter único preenchendo a lacuna demonstrando a forte da ligação continuada entre arquitetura e a engenharia envolvendo os profissionais técnico envolvidos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 404714 - JOSE MANOEL MORALES SANCHEZ
Interno - 2100793 - ANDREY ROSENTHAL SCHLEE
Interna - 1851456 - VANDA ALICE GARCIA ZANONI
Externo à Instituição - ELCIO GOMES DA SILVA - CD
Externo à Instituição - ROGER PAMPONET DA FONSECA - UFAM
Notícia cadastrada em: 12/06/2024 12:49
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app41_Prod.sigaa35