A Identificação de Oportunidades Territoriais como Instrumento para Promoção do Desenvolvimento Local e Regional: Uma Abordagem Metodológica.
Desenvolvimento Local e Regional; Cidades do Agronegócio; Oportunidades Territoriais; Cadeia de Negócios; Agregação de Valor.
A abordagem de desenvolvimento empregada é passível de críticas e revisões, dada a constatação de resultados insatisfatórios e desconexos com a realidade local. O modelo predominante, revela-se inadequado ao desconsiderar as especificidades e oportunidades dos municípios e regiões. Com vistas a isso, a presente pesquisa propõe-se a desenvolver uma nova metodologia de análise que subsidie a formulação de políticas públicas de desenvolvimento territorial, local e regional, sustentáveis, mais efetivas e alinhadas com as demandas e oportunidades locais. A hipótese central deste estudo fundamenta-se na viabilidade de uma abordagem que priorize a análise espacial para identificação de oportunidades dos municípios, e a integração das cadeias de negócios como elementos-chave na potencialização por meio da agregação de valor. Os objetivos delineados buscam orientar a pesquisa em direção à elaboração de uma perspectiva de abordagem alternativa, à introdução da lógica das cadeias de negócios como ferramenta metodológica e à validação prática da proposta por meio de um estudo de caso em municípios da fronteira agrícola. A metodologia adotada visa garantir o rigor na avaliação da hipótese formulada, sustentando-se em uma revisão bibliográfica crítico-analítica, na construção dos procedimentos metodológicos, e na utilização de ferramentas paro o cálculo dos resultados, com base nas matrizes de dados do Sistema de Contas Nacionais (SNC), assim como dados sobre os impactos ambientais. Ao final deste estudo, espera-se não apenas contribuir para a construção de políticas públicas de desenvolvimento mais efetivas e alinhadas com a realidade local, mas também para o avanço do conhecimento científico no campo metodológico voltado para o desenvolvimento regional e territorial, com vistas a promoção de um novo paradigma que impulsione os municípios e suas regiões.