Dos trilhos da ordem ao progresso contestado: A urbanização do território de Erechim (RS) pela Auxiliaire des Chemins de Fér au Brésil
História do Urbanismo; Infraestrutura; Ferrovia; Cidades Novas; Erechim.
Esta pesquisa analisa o impacto da Estrada de Ferro Santa Maria - Marcelino Ramos na urbanização e no ordenamento territorial do Alto Uruguai Gaúcho no início do século XX. A pesquisa investiga como a implantação dessa ferrovia, inspirada pelo ideal positivista de “Ordem e Progresso”, moldou a paisagem social e urbana da região, impulsionando a colonização e o desenvolvimento econômico, mas também gerando conflitos e impactos socioambientais. O estudo destaca a influência do positivismo e o papel da ferrovia como instrumento de integração e progresso, facilitando o transporte de produtos e bens, o que levou ao surgimento de povoados e cidades novas, como Erechim. Contudo, a ocupação territorial gerou expulsões de indígenas Kaingang e posseiros, gerando conflitos sociais em nome do progresso. A dissertação também questiona o conceito de progresso com base nas críticas de autores como Gilberto Dupas e Walter Benjamin, que destacam os paradoxos do desenvolvimento acelerado, como a exclusão social e os danos ambientais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica, registros históricos, visitas in loco e análise de dados. A dissertação é estruturada em três capítulos: o primeiro aborda os conceitos de “ordem” e “progresso” na Primeira República (1889-1930); o segundo analisa a influência da ferrovia no ordenamento da região; e o terceiro examina os impactos socioambientais e os conflitos gerados pela colonização. Ao destacar os benefícios e contradições do processo de urbanização, o estudo contribui, deste modo, para a compreensão da história urbana do Sul do país e da complexidade dos projetos de desenvolvimento e colonização da região do Alto Uruguai Gaúcho.