Banca de DEFESA: Nayara Sampaio Braga

DISCENTE : Nayara Sampaio Braga
DATA : 02/08/2022
LOCAL: Auditório da FAU - Híbrida

CAMINHOS ESCOLARES: ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA UMA MOBILIDADE SEGURA NA INFÂNCIA

Mobilidade ativa infantil; segurança viária; mobilidade segura.

Apesar dos diversos benefícios associados ao transporte ativo para a escola, o trânsito é um importante fator de risco para crianças. Os sinistros de trânsito estão entre as principais causas de morte infantil. Programas de caminhos escolares seguros têm apresentado resultados satisfatórios no aumento do deslocamento ativo e na redução dos índices de sinistros. Resta investigar como esses resultados foram alcançados, levando-se à questão de pesquisa: quais os métodos utilizados nos programas de caminhos escolares seguros que levaram à melhoria da segurança viária? Esta pesquisa destina-se ao estudo de casos múltiplos de programas de caminhos escolares seguros, no que tange a seus aspectos metodológicos, buscando entender como estes resultados foram obtidos. A coleta de dados foi realizada por pesquisa bibliográfica e documental. Os dados coletados foram analisados individualmente e comparativamente, e confrontados com a literatura. Os programas internacionais foram comparados com as iniciativas brasileiras, identificando-se lacunas e potencialidades nos modelos brasileiros e apontando-se diretrizes para uma política pública nacional de caminhos escolares seguros.

Externo à Instituição - JORGE TIAGO BASTOS
Presidente - 2164530 - GABRIELA DE SOUZA TENORIO
Externa ao Programa - 1855683 - MONICA FIUZA GONDIM
Interna - 364.317.619-87 - YAEKO YAMASHITA - NÃO INFORMADO