Banca de DEFESA: DANIELA ROCHA WERNECK

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELA ROCHA WERNECK
DATA : 28/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Variabilidade da temperatura de superfície diurna entre as zonas climáticas locais (LCZ): um estudo para a área urbana do Distrito Federal.


PALAVRAS-CHAVES:

Zonas climáticas locais; Temperatura de superfície; Clima urbano; Morfologia urbana; Vegetação urbana.


PÁGINAS: 177
RESUMO:

Cidades modificam o clima local criando uma condição distinta definida como clima urbano, mas também são impactadas localmentepor alterações climáticas regionais e globais. Nota-se a influência do clima em questões relativas ao bem-estar das pessoas, energia, saúde e poluição. Logo, deve estar no foco de trabalho do arquiteto urbanista. As transformações nos padrões de urbanização e suasinterações com o clima urbano carecem de uma produção de dados para descrever o tecido urbano e captar diferentes respostasclimáticas. Partindo desse aspecto, o objetivo principal desta a pesquisa foi relacionar a estrutura espacial das zonas climáticas locais(LCZs) da macrozona urbana com a temperatura de superfície, índices de vegetação e umidade no contexto climático do DistritoFederal. Também visou-se disseminar informações espacializadas sobre o aquecimento urbano, a fim de apoiar arquitetos urbanistas eplanejadores na tomada de decisões sobre projetos sensíveis ao clima. Para uma visão na escala da cidade, propõe-se um método a partir de dados de imagens do satélite Landsat 8 para gerar a classificação de zonas climáticas locais seguindo o método do WUDAPT. Dados do mesmo satélite serão utilizados na caracterização da vegetação (índice EVI) e temperatura de superfície nos períodos quente-seco e quente-úmido. A integração final dos dados espectrais e espaciais obtidos foi realizada por meio de estatística zonal noprograma QGis. Análises estatísticas de distribuição de dados, correlação e de ranqueamento também avaliaram se o delineamento dasLCZs resultou em valores espectrais diferentes entre as classes. Por último realizou-se uma análise exploratória de dados espaciais paraidentificar padrões e interdependência entre variáveis de um conjunto de dados. Observou-se que a temperatura de superfície é maiselevada com respostas espacialmente variadas nas classes urbanas, principalmente onde há menor presença de vegetação sadia emenor teor de umidade na vegetação. As características são heterogêneas e apresentam regiões com dependência espacial, sendomais evidentes na estação chuvosa. As evidências demonstram que a classificação de LCZs pode ser usada como ferramenta paramonitorar e promover uma hierarquia de áreas a serem priorizadas na implementação de estratégias de mitigação de altas temperaturas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FABIANA LOURENÇO E SILVA FERREIRA - USP
Interno - 2658711 - CAIO FREDERICO E SILVA
Externo ao Programa - 3211003 - GUSTAVO MACEDO DE MELLO BAPTISTA
Externo à Instituição - JOAO PAULO ASSIS GOBO - UNIR
Presidente - 6404902 - MARTA ADRIANA BUSTOS ROMERO
Notícia cadastrada em: 23/08/2022 09:49
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app21_Prod.sigaa15