Banca de DEFESA: Iracilde Titan Lima e Silva

DISCENTE : Iracilde Titan Lima e Silva
DATA : 16/12/2022
LOCAL: Videoconferência

SISTEMAS DE USO DE ÁGUA NÃO POTÁVEL NO DISTRITO FEDERAL: DIRETRIZES VOLTADAS PARA UM MODELO ESPECÍFICO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR MEIO DE FINANCIAMENTO PÚBLICO

financiamento público; água não potável; custos; políticas públicas.

Diante da crise de abastecimento de água, entre os anos de 2016 e 2018 e do elevado consumo de água em Brasília, concentrado em habitações unifamiliares, renda alta, e multifamiliares, renda média-alta, apresentou-se uma oportunidade mercadológica para a introdução dos sistemas de água não potáveis como um instrumento tecnológico de gestão ambiental urbana que estimula a sustentabilidade, a qualidade e a eficiência no uso da água no ambiente urbano construído. Assim, esta pesquisa tem como objetivos verificar os custos e benefícios envolvidos no emprego de sistemas prediais de água não potável em edificações do Distrito Federal; examinar o arcabouço legal aplicável à implementação de políticas públicas voltadas ao incentivo de conservação de água em edificações; e analisar a aplicabilidade de diferentes modelos de financiamento existentes para instalação de sistemas prediais de água não potável. Foi realizada a revisão sistemática da literatura considerando a adaptação predial, custos e benefícios envolvidos, o potencial de redução do consumo de água potável e benefícios econômicos, ambientais e sociais gerados; o levantamento dos atos normativos legais e infralegais relevantes para implementação de sistemas de água não potável, federais e distritais; foram verificadas as variáveis obtidas por meio da revisão da literatura que estejam diretamente ligadas às tomadas de decisões de investimentos por parte do público alvo no que concerne à implementação de sistema de uso de água não potável, através da Matriz de SWOT (FOFA).Observou-se que os investimentos em Sistemas de Aproveitamento de Águas Pluviais, SAAP em residências unifamiliares possuem um payback, que variam, entre 2 até 14,9 anos para residências de renda alta, de 2,8 até 9,4 anos para renda média-alta, de 15,4 até 23,4 anos para renda média-baixa e para renda baixa 16 anos até 24,7 anos para o retorno do investimento. O tempo de vida útil do sistema é de 30 anos. No caso dos Sistemas de Reúso de Águas Cinzas, SRAC. A viabilidade econômica financeira para o uso desse sistema alcança uma melhor eficiência para residenciais multifamiliares de renda média-alta. A economia de água chega a 65m³/residência/ano, equivalente a 9.858,69 R$/residência ao longo do ano, e benefícios econômicos de 5,04 R$/m³ de água economizada. O conjunto de indicadores econômicos, tais como o VPL positivo, a taxa de retorno inferior ao custo do investimento e a vida útil dos equipamentos superiores à taxa de retorno, tanto no SAAP como no SRAC, aponta para ganhos econômicos e financeiros aos usuários residenciais e comerciais em relação à substituição do uso da água potável. A Matriz Estratégica da SWOT apontou resultados satisfatórios relacionados aos ganhos, ambientais, econômicos e sociais na implantação de políticas públicas voltadas à implementação de sistema de uso de água não potável em residências e comércio. Concluiu-se que se faz necessário o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas para o financiamento público de 100% do projeto, com taxa de juros acessíveis, prazos não inferiores ao tempo de vida útil dos sistemas para alavancar implementação dos SAAP E SRAC.

Interna - 1356951 - CHENIA ROCHA FIGUEIREDO AVILA
Presidente - 2658389 - DANIEL RICHARD SANT ANA
Interno - 2212892 - MARCIO AUGUSTO ROMA BUZAR
Externa à Instituição - MARIA SILVIA ROSSI - SEMARH