PROPOSTA METODOLÓGICA PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA INSTALAÇÃO DE ESTAÇÕES DE BICICLETAS COMPARTILHADAS EM FASES INICIAIS: A PRIMEIRA E ÚLTIMA MILHA NO METRÔ DO DISTRITO FEDERAL
Estação de Bicicletas Compartilhadas, Metrô, Integração, Distance Decay
O presente trabalho explora a potencialidade da integração entre bicicletas compartilhadas e o modo metroviário. Por meio da construção do portfólio bibliográfico, utilizando o Méthodi Ordinátio, foi possível identificar lacunas na produção científica, principalmente quando se trata da solução de primeira e última milha em áreas residenciais. O objetivo principal dessa pesquisa, voltou-se para o desenvolvimento de método de escolha de regiões para instalação de estações de bicicletas compartilhadas em fase inicial, visando a cobertura espacial de áreas residenciais e a promoção da integração entre modos bicicleta e metrô. A proposta metodológica deste trabalho pretende ser um complemento a métodos já consolidados. Os resultados obtidos a partir da aplicação da ferramenta distance decay e o uso de análise espacial, possibilitaram a identificação de áreas potenciais. Foi possível delimitar as áreas de implantação das estações, bem como simular o dimensionamento de uma estação.