Banca de DEFESA: Rudybert Barros von Eye

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rudybert Barros von Eye
DATA : 13/07/2023
LOCAL: Auditório do PPG-FAU

Metodologia e Políticas Públicas para Implementação de Infraestrutura Escolar em Comunidades Indígenas. Observando os Aspectos de Sustentabilidade do Ambiente Construído.

Infraestrutura escolar indígena; arquitetura escolar indígena; região amazônica; edificações indígenas.

Esta pesquisa tem como tema a infraestrutura escolar em comunidades indígenas, e seu recorte geográfico se concentra na região do Território Etnoeducacional do Rio Negro – TEE-RN. O Censo Escolar de 2021 indica a existência, no Brasil, de 3.417 escolas indígenas. Destas, 1.109 (32,46%) funcionam em galpões e assemelhados (ranchos, barracões etc.), locais precários que não oferecem condições adequadas para o aprendizado. No TEE-RN, constituído pelos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos, no estado do Amazonas, localizam-se 159 unidades destas instalações inadequadas. (MEC/INEP, 2021) . A implantação de infraestruturas escolares adequadas na região do TEE-RN é limitada pelas dificuldades de acesso às comunidades e pela precariedade no levantamento dos dados relativos às suas necessidades. Neste trabalho é realizado o estudo da infraestrutura educacional existente e demandada, por meio de levantamento de dados in situ, abordando de maneira crítica os desafios metodológicos e conceituais da elaboração de projetos para a construção de infraestrutura escolar nas comunidades. A discussão iniciou-se com a revisão teórica e conceitual da produção técnicocientífica relacionada ao tema da infraestrutura educacional indígena, de modo a gerar contribuição ao conhecimento sobre o tema. A metodologia utilizou ferramentas qualiquantitativas para o levantamento de dados relacionados às características étnicas, sociais, ambientais e educacionais das comunidades e de projetos elaborados anteriormente para a região. A análise desses dados resultou na identificação de lacunas que, se superadas, poderiam possibilitar melhorias na concepção de projetos voltados às comunidades indígenas. O trabalho teve como resultado a elaboração de um arcabouço metodológico, onde se busca estabelecer aspectos relevantes para o desenvolvimento dos projetos para aplicação em Territórios Etnoeducacionais, considerando os aspectos técnicos (de arquitetura e de engenharia), tendo como base os temas sociais, étnicos e ambientais.

Externo à Instituição - EDUARDO ROCHA DIAS SANTOS - CONAMA
Externo ao Programa - 2161726 - IVAN MANOEL REZENDE DO VALLE - nullExterno à Instituição - JULIO EUSTAQUIO DE MELO - IBAMA
Presidente - 2212892 - MARCIO AUGUSTO ROMA BUZAR
Externo à Instituição - MARCO AURELIO SOUZA BESSA - CEUB