Banca de QUALIFICAÇÃO: Camila Cristina da Costa Santos Cruz

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Camila Cristina da Costa Santos Cruz
DATA : 07/08/2023

A dimensão espacial da pobreza urbana: um estudo morfológico em assentamentos precários na Amazônia.

Assentamentos Precários, Cidades Amazônicas, Morfologia Urbana, Segregação Socioespacial, Sintaxe Espacial.

Partindo da identificação de lacunas na compreensão dos espaços urbanos informalmente produzidos, sobretudo quanto à sua espacialidade, esta pesquisa procura contribuir para o campo a partir da perspectiva morfológica. Para tanto, investiga-se uma amostra de estruturas urbanas inseridas na Amazônia Legal brasileira, interpretada em duas dimensões: a) uma global, composta por 34 assentamentos, dedicada ao sistema urbano completo de modo a caracterizar os núcleos da região, e b) outra local, em que se analisam 15 cidades e nestas 45 assentamentos precários, visando à análise de suas maneiras de articulação interna e diante do conjunto urbano. Há, complementarmente, três níveis de interpretação de variáveis: a) o configuracional, investigado a partir do suporte teórico-metodológico da Sintaxe Espacial (Teoria da Lógica Social do Espaço); b) o socioeconômico, amparado por dados do Censo 2022 (IBGE), relativos à renda, escolaridade e resultados referentes aos aglomerados subnormais; e c) o biofísico, que compreende aspectos das características de relevo e geomorfologia das diferentes regiões da Amazônia Legal. Pretende-se que o estudo contribua para a identificação de eventuais padrões configuracionais próprios das cidades e assentamentos precários da Região Amazônica, e ofereça subsídios para intervenções urbanísticas nesses espaços.

Presidente - ***.541.874-** - VALERIO AUGUSTO SOARES DE MEDEIROS - UnB
Interno - ***.356.794-** - FREDERICO ROSA BORGES DE HOLANDA - UnB
Externa ao Programa - 1402220 - VANIA RAQUEL TELES LOUREIRO - UnBExterno à Instituição - JOSÉ JÚLIO FERREIRA LIMA - UFPA
Externa à Instituição - EDJA BEZERRA FARIA TRIGUEIRO - UFRN