Banca de DEFESA: Mariela Alexandra Pena Aymara

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Mariela Alexandra Pena Aymara
DATA : 30/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência - https://ppgfau.unb.br/component/agenda/agendas
TÍTULO:

PAISAGENS DO SUL: parâmetros socioecológicos (padrões) para espaços livres nas periferias de Brasília-DF (Brasil) e Lima (Peru)


PALAVRAS-CHAVES:

Periferias latino-americanas; paisagismo insurgente; padrões socioecológicos; ecofeminismo.


PÁGINAS: 240
RESUMO:

As ocupações ou assentamentos humanos, localizados em áreas periurbanas da América Latina, são locais com diversas potencialidades em termos de geografia e condições atmosféricas, mas ao mesmo tempo são cenários com diversos problemas, como a falta de verde urbano, a desigualdade socioterritorial e a injustiça socioambiental. Esta pesquisa estimula a reflexão sobre a importância socioambiental e socioecológica dos espaços abertos no contexto das periferias das capitais latino-americanas, especificamente na Ocupação Santa Luzia, em Brasília-DF, Brasil, e no assentamento humano Cerro Verde, em Lima, Peru. O objetivo desta pesquisa é a proposição de parâmetros ou padrões socioecológicos (ALEXANDER, et al, 1977) (ANDRADE, 2014) identificados por meio das Paisagens do Sul (VERÍSSIMO, et al, 2020), com o intuito de melhorar a qualidade de vida socioambiental dos habitantes que historicamente foram relegados e negligenciados pelo Estado. Por meio de uma perspectiva teórica que critica o atual sistema moderno, capitalista e patriarcal, justificada por sua capacidade de nos situar a partir de uma perspectiva adequada, diferente e crítica à perspectiva eurocêntrica e hegemônica dentro da área de arquitetura e urbanismo, especificamente da Arquitetura Paisagística, que inferioriza outros saberes e paisagens. Exaltar a participação popular e a auto-organização por meio do Ecofeminismo (SHIVA; MIES, 1993). Além disso, são observados criticamente o planejamento urbano, o paisagismo, o meio ambiente, o direito à cidade, o direito à qualidade ambiental, a justiça e o racismo ambiental, entre outras questões tangenciais necessárias para a compreensão do problema de pesquisa e dos estudos de caso e, portanto, para a conquista de cidades mais feministas, justas, saudáveis e solidárias.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CELINA FELÍCIO VERÍSSIMO - UNILA
Interno - 2658711 - CAIO FREDERICO E SILVA
Externo ao Programa - 1714000 - EVERALDO BATISTA DA COSTA - nullPresidente - 1857674 - LIZA MARIA SOUZA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 24/07/2023 12:54
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app45_Prod.sigaa39