Banca de DEFESA: KAMILA KAREN FERNANDES GOMES

DISCENTE : KAMILA KAREN FERNANDES GOMES
DATA : 05/09/2023
LOCAL: Videoconferência - https://ppgfau.unb.br/component/agenda/agendas

Governança para resiliência: concepção de uma célula protótipo de cidade inteligente.

governança; resiliência urbana; cidades inteligentes, prototipagem

Essa dissertação procura examinar diretrizes e estratégias para nortear a implementação de uma célula protótipo de uma cidade inteligente, no Parque de Inovação, Sustentabilidade e Ambiente Construído o PISAC/PCTec/UnB. Argumenta-se que um ambiente de testagem e demonstração de soluções e inovações urbanas contribui para o fortalecimento da governança, da resiliência e da sustentabilidade urbana. Este é um cenário relevante, uma vez que soluções inovadoras podem ser identificadas, testadas e implementadas localmente, sendo importante na escala da cidade, onde os resultados obtidos podem ser replicados em diversos segmentos de inovações urbanas para que contribuam com o desenvolvimento inteligente de cidades. Além disso, a célula pode potencializar novas práticas nas relações governamentais externas, como parcerias entre órgãos públicos, privados e universidades, para se implementar práticas de convênios, serviços e soluções urbanas inteligentes. Os fundamentos do trabalho consideram o estado da arte do termo governança urbana, bem como as diferentes aplicabilidades acerca do tema, apresentando uma série de definições que surgiram nos últimos anos e caracterizando o conceito como uma das chaves para implementação de cidades inteligentes.

Interno - 2658711 - CAIO FREDERICO E SILVA
Externa à Instituição - LUCIANE CLEONICE DURANTE - UFMT
Externa ao Programa - 1534368 - MICHELE TEREZA MARQUES CARVALHO - nullPresidente - 2141257 - RAQUEL NAVES BLUMENSCHEIN
Notícia cadastrada em: 08/08/2023 14:26