Banca de DEFESA: JULIANA ANDRADE BORGES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA ANDRADE BORGES DE SOUSA
DATA : 03/11/2023
LOCAL: Auditório da FAU, Prof. Jayme Golubov

O planejamento docente no ensino universitário: uma proposta para o ensino de Iluminação nos cursos de Arquitetura e Urbanismo nas Universidades Federais

docência no ensino superior; planejamento no ensino superior; ensino de iluminação; tipologias de conteúdo de aprendizagem.

O planejamento no ensino universitário é essencial no alcance dos objetivos de aprendizagem discente, no entanto, a ação de planejar envolve conhecimentos pedagógicos específicos, que normalmente não fazem parte do repertório docente no ensino superior. Esta tese tem como objetivo geral investigar o planejamento e os conhecimentos pedagógicos presentes na prática da docência no ensino de Iluminação nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo de universidades federais brasileiras, propondo uma reflexão acerca da importância de um planejamento que promova a realização dos objetivos de formação universitária e que, ao mesmo tempo, favoreça a apreensão e síntese de conhecimentos pelos discentes. A fundamentação teórica, assentada na teoria das tipologias de conteúdo de aprendizagem proposta por Zabala (2007) pode auxiliar o planejamento docente no âmbito do ensino de iluminação na medida em que, ao considerar a necessidade da presença dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, os docentes podem incorporar em seu planejamento de ensino tanto o trabalho das questões técnicas quanto os objetivos da formação universitária, que se relacionam especialmente aos conteúdos atitudinais. Colocouse como necessários os seguintes objetivos: estabelecer as bases teóricas que tratam de aspectos pedagógicos voltados para o ensino superior; compreender o panorama do ensino de iluminação no contexto internacional; entender o ensino de Iluminação nos cursos de Arquitetura e Urbanismo das universidades federais brasileiras, especialmente no que tange ao planejamento; e identificar os recursos didático-pedagógicos mobilizados pelos docentes. Adotou-se metodologia de pesquisa qualitativa, que contemplou pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa documental envolveu Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e análise de documentação primária (ementas e Projetos Pedagógicos de Curso e Planos de Curso de cursos selecionados). A pesquisa de campo se deu por meio de entrevistas com docentes de universidades federais selecionadas. As análises apontaram para os seguintes resultados: (1) há grande compatibilidade entre o que se ensina nas disciplinas voltadas para iluminação no contexto dos cursos de arquitetura e urbanismo das universidades federais brasileiras em comparação ao que se considera importante ensinar no contexto mundial; (2) Existem problemas importantes relacionados aos PPCs analisados, assim como deficiências nos Planos de Curso; (3) as entrevistas realizadas revelaram lacunas no planejamento docente quanto ao alinhamento com os PPCs, mas identificaram a tendência de abordagens didáticopedagógicas que promovem o diálogo entre teoria e prática, ao contrário do que criticam diversos autores sobre o ensino das disciplinas de matriz tecnológica. As conclusões apontam que as diferentes tipologias de conteúdo de aprendizagem costumam estar presentes no ensino, mesmo que os docentes não tenham consciência disso. Como produto, apresenta-se um Plano de Curso que integra as diferentes tipologias de conteúdo de aprendizagem, levando em consideração as melhores práticas identificadas e as disposições comuns encontradas nos PPCs analisados. Entende-se que as contribuições decorrentes desta tese podem ser aplicadas no ensino de diversas áreas da Arquitetura e do Urbanismo, não se restringindo ao campo disciplinar da Iluminação.

Externa à Instituição - BETINA TSCHIEDEL MARTAU - UFRGS
Interno - 2658711 - CAIO FREDERICO E SILVA
Externa à Instituição - CLARA OVÍDIO DE MEDEIROS RODRIGUES - UFRN
Presidente - 1662239 - CLAUDIA NAVES DAVID AMORIM