Banca de QUALIFICAÇÃO: José Airton Costa Junior

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : José Airton Costa Junior
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Auditório da FAU. Prof. Jayme Golubov - http://ppgfau.unb.br/component/agenda/agendas

ITAMARATY: UM PALÁCIO-ARQUIVO DE BRASÍLIA

Palácio Itamaraty, Acervo documental, arquivo, Arquitetura Moderna, Design moderno Brasileiro

Uma fonte tradicional de pesquisa nas áreas de arquitetura e design são os arquivos de projetos de arquitetura. Atualmente esse tema que trata de arquivos específicos tem alcançado relevância e polêmica, no Brasil, principalmente após o arquiteto Paulo Mendes da Rocha ter confiado, antes de falecer em 2021, todo o seu acervo de 8.800 desenhos e croquis ao centro de documentação Casa da Arquitectura, em Matosinhos, Portugal. O caso do acervo de Mendes da Rocha é um exemplo, entre tantos, que indica uma necessidade de políticas de preservação de acervos de projetos no Brasil e de um olhar mais atento à cultura material. Diante disso, esta tese busca responder como os arquivos que contemplam documentos relevantes para a construção de uma história do mobiliário moderno e do design no Brasil, a partir da segunda metade do século XX, estão sendo tratados atualmente? Importa para essa questão, abordar naturezas diferentes de documentação: aquelas que são relativas aos projetos do mobiliário (plantas, cortes, especificações, layouts), documentação de contratos, notas variadas e as peças executadas – essas discutidas, no âmbito da tese em andamento, como um documento. O objeto de estudo tratado na tese é a o acervo físico exposto e a documentação existente nos arquivos do Ministério das Relações Exteriores (MRE) – Palácio Itamaraty em Brasília. O recorte temporal abrange o período histórico da construção do Palácio Itamaraty, antes mesmo de sua inauguração em 1970, ao atual momento. O Itamaraty detém a custódia de toda a documentação arquivada na sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em Brasília, a tese investiga como este acervo tem sido identificado, classificado, catalogado, colecionado , preservado, mantido em segurança, exposto e divulgado, tendo em vista a hipótese elaborada de que o edifício e seu acervo constituem um arquivo valioso para a história da construção da Capital Federal e do modernismo Brasileiro. Poder-se-ia atribuir ao Palácio do Itamaraty a condição de Palácio-arquivo?

Externa ao Programa - 1122810 - ANA CLAUDIA MAYNARDES - UnBExterna à Instituição - DANIELA ORTIZ DOS SANTOS - GU
Interno - 1724264 - EDUARDO PIERROTTI ROSSETTI
Presidente - 1751548 - ELANE RIBEIRO PEIXOTO
Externa à Instituição - PRISCILLA ALVES PEIXOTO - UFRJ