Banca de QUALIFICAÇÃO: Adriana Alice Sekeff Castro

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Adriana Alice Sekeff Castro
DATA : 18/12/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Videoconferência - http://ppgfau.unb.br/component/agenda/agendas
TÍTULO:

Relação entre Parâmetros Arquitetônicos e Efeitos Não Visuais da Iluminação Natural em Salas de Aula no Ensino Superior


PALAVRAS-CHAVES:

: efeitos não visuais da luz; iluminação natural; sala de aula; parâmetros arquitetônicos; ritmo circadiano


PÁGINAS: 208
RESUMO:

O projeto de iluminação natural em ambientes não deve se limitar ao desempenho energético e à qualidade visual; ele também deve abordar aspectos relacionados à saúde e ao bem-estar dos usuários. Os efeitos não visuais da luz estão diretamente ligados a respostas neuroendócrinas, neurocomportamentais, frequência cardíaca, níveis de alerta, humor, desempenho no trabalho e ao ritmo circadiano. Portanto, ao planejar os espaços internos, é essencial considerar não apenas os impactos visuais da luz, mas também os não visuais. A luz natural desempenha um papel vital na regulação do ritmo circadiano, responsável por coordenar o estado de alerta e o ciclo sono vigília, devido ao ciclo de luminosidade ao longo das 24 horas do dia. Assim, em ambientes frequentemente utilizados nos períodos matutino e/ou vespertino, como as salas de aula no ensino superior - foco deste estudo -, torna-se crucial implementar um projeto de iluminação que favoreça essa sincronização. Isso proporcionará aos alunos uma melhor qualidade de vida e um melhor desempenho no processo de aprendizagem. Alguns parâmetros arquitetônicos, como a refletância dos materiais de superfície, o tamanho e a orientação das janelas, entre outros, têm influência nos efeitos não visuais da luz. Neste contexto, a hipótese central desta tese afirma a possibilidade de estabelecer uma correlação entre esses parâmetros e a avaliação do impacto nos efeitos não visuais da luz, levando em consideração exclusivamente a utilização da luz natural. O objetivo geral é identificar os parâmetros arquitetônicos que têm um maior impacto nos efeitos não visuais da iluminação natural em salas de aula do ensino superior. O método adotado incluirá simulações computacionais, medições in loco e tratamento estatístico para comprovar a hipótese. Ao final deste documento, serão apresentados os resultados das primeiras simulações e as considerações finais sobre o progresso desta tese.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BETINA TSCHIEDEL MARTAU - UFRGS
Presidente - 1662239 - CLAUDIA NAVES DAVID AMORIM
Externa ao Programa - 2410118 - ERICA MITIE UMAKOSHI KUNIOCHI - nullInterna - 1438937 - JOARA CRONEMBERGER RIBEIRO SILVA
Externo à Instituição - PAULO SERGIO SCARAZZATO - USP
Notícia cadastrada em: 08/12/2023 13:38
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