Banca de DEFESA: Jansen Zanini Martins

DATA : 09/01/2024
LOCAL: Videoconferência - http://ppgfau.unb.br/component/agenda/agendas

O USO DA METODOLOGIA BIM NO GERENCIAMENTO E COORDENAÇÃO DE PROJETOS

BIM, Gerenciamento de Projetos, Coordenação de Projetos, Matriz de Maturidade, Implementação BIM

A metodologia Building Information Modeling (BIM) tem sido amplamente utilizada para a elaboração, coordenação e planejamento de projetos de construção. Ela estabelece critérios mais consistentes para a produção de projetos, permitindo uma visão completa da construção em todas as suas etapas. Nesta pesquisa, serão apresentados conceitos, diretrizes e instrumentos relevantes para a implementação do BIM nos processos de projeto, bem como a Matriz de Maturidade BIM. A matriz é um instrumento que avalia o nível de adesão e implementação do BIM dentro de uma organização, permitindo diagnosticar o grau e índice de maturidade da implementação BIM. Ela é um ferramental eficaz para gerir a metodologia BIM e sua aplicação. Para isso, foi elaborado um estudo de caso aplicando o método da Matriz de Maturidade BIM, que permite avaliar o estado atual da implementação do BIM em uma organização, destacando benefícios, aprimoramentos, lacunas e recomendações com base nos resultados aferidos. Ao final, serão elencados os pontos relevantes desta matriz, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento dos processos e sistemáticas em produção de projetos em BIM.

Presidente - 2212892 - MARCIO AUGUSTO ROMA BUZAR
Externo ao Programa - 1803926 - CARLOS EDUARDO LUNA DE MELO - UnBExterno ao Programa - 1152159 - LEONARDO DA SILVEIRA PIRILLO INOJOSA - UnBExterno à Instituição - IGOR LACROIX - UNIPORTO
Notícia cadastrada em: 28/12/2023 09:16
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app18_Prod.sigaa12