Banca de DEFESA: Ana Luiza Aureliano Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ana Luiza Aureliano Silva
DATA : 23/02/2024
LOCAL: Videoconferêcia - https://ppgfau.unb.br/component/agenda/agendas

POR UMA PEDAGOGIA DA CIDADE: Potencializando Territórios Educadores com as Crianças, Construindo Metodologias Participativas

Pedagogia Urbana. Infância. Metodologias Participativas. Cidades Médias.

Esta pesquisa parte do pressuposto de que é possível aprender com a cidade e sobre ela a partir da infância e do próprio território, tendo o espaço da escola como espaço da experimentação e do diálogo entre cidade e infância. Corroborando com a ideia de que “é partindo da infância que se constrói uma cidade para todos” (TONUCCI, 2016), acreditase que, ao incluir as crianças no processo de apreensão e construção das cidades, podese combater o “analfabetismo urbanístico” (MARICATO, 2002a) e fomentar a luta pelo “Direito à Cidade” (LEFEBVRE, 2001). O caminho para essa construção pode se dar a partir das escolas, em uma ação conjunta de fortalecimento e integração com a comunidade escolar, partindo de ações e construções participativas dentro da própria escola e se expandindo pelo território. Propõe que essas ações partam do entendimento das crianças como sujeitos políticos, sociais, participantes e produtores de cultura, visando uma ação concreta nos espaços escolares, tidos aqui como espaços de estudo e experimentação prática. Defende-se a pedagogia libertadora de Paulo Freire que encontra coro na perspectiva atualizada de bell hooks para a construção de comunidades de aprendizagem, como bases teóricas para fortalecer essas práticas de construção de uma educação para a consciência crítica. Além disso se ancora na perspectiva do Pensamento Complexo de Edgar Morin do conhecimento que religa os saberes reconectando-se com a solidariedade. O problema central busca compreender quais os caminhos metodológicos para a construção de um aprendizado sobre as cidades com as crianças dentro das escolas públicas, como parte do enfrentamento ao analfabetismo urbanístico. Dessa forma, o objetivo geral é oferecer contribuição teórica, empírica e metodológica para esse enfrentamento, construindo metodologias que tratem das cidades, da arquitetura e urbanismo e da participação social com as crianças no contexto escolar, trabalhando com elas a ideia de território e espaços educativos. Tendo uma escola na cidade de LavrasMG como campo de pesquisa, direciona o olhar para a realidade das cidades médias e para abordagem de outras escalas no planejamento urbano. Adota-se como método a pesquisa-ação, estruturada a partir da participação direta da pesquisadora em interação com outros atores (crianças), na produção de conhecimento sobre a interação entre cidade-educação-infância. Dessa forma, as crianças são participantes colaboradoras da pesquisa, sujeitos do seu próprio conhecimento. A metodologia se dá de forma cíclica, alternando momentos de ação, reflexão e novamente ação, de forma adaptada, de acordo com as experimentações, e com o contexto vivenciado na escola, e com base nas experiências do Grupo Periférico. Além disso, como procedimentos/instrumentos de pesquisa foram realizados: estudo bibliográfico; análise das teses e dissertações que versam sobre o objeto de pesquisa e pesquisa bibliográfica em periódicos; observação participante, com desenvolvimento de oficinas nos momentos de ação a partir de ferramentas e metodologias participativas existentes, adaptação e construção de outras. Como resultado, entende-se que foi possível construir com as crianças uma consciência coletiva e espacial a partir da sua participação e cooperação nos encontros. Além disso, observa-se que é possível explorar o papel do(a) arquiteto(a) e urbanista como educador(a) e a possibilidade de atuação nesse campo com a proposição da construção de uma licenciatura em arquitetura e urbanismo. Associadas ao desenvolvimento desta ideia, propõem-se a convergência de metodologias e ações que podem contribuir para a abertura de canais efetivos de participação das crianças no campo das políticas públicas, especialmente educacionais e urbanas - como a possibilidade de criação de um conselho das crianças.

Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS BAPTISTA DA MOTA - UA
Externa à Instituição - LÍVIA RIBEIRO ABREU MUCHINELLI - UFSJ
Externa à Instituição - DANIELA ABRITTA COTA - UFSJ
Presidente - 1857674 - LIZA MARIA SOUZA DE ANDRADE