Banca de DEFESA: Samara Sotero Gomes Camico

DISCENTE : Samara Sotero Gomes Camico
DATA : 11/03/2024
LOCAL: Videoconferência - https://www.ppgfau.unb.br/component/agenda/agendas

INFLUÊNCIA DO PROJETO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO NA CONCEPÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

arquitetura, dimensões morfológicas, segurança contra incêndio

Este trabalho trata da influência da segurança contra incêndio e pânico na projetação de arquitetura edilícia. O intuito desta pesquisa é abordar a importância do conhecimento dos arquitetos para projetarem uma edificação baseando-se tanto nas dimensões morfológicas, quanto nas normas técnicas vigentes de segurança contra incêndio no Brasil, em especial no Distrito Federal. O órgão responsável pela aprovação do projeto de instalação de prevenção contra incêndio e pânico no Distrito Federal, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Inicialmente, serão apresentadas, por meio de estudo de caso de uma escola da rede pública, o que e quais são as dimensões morfológicas e associá-las com as normas técnicas do CBMDF. Realizar-se-á avaliação das dimensões morfológicas e os sistemas preventivos executados no referido estudo de caso. Também se apresenta nesta pesquisa percepções por meio de entrevistas com os bombeiros militares, que são os fiscais da administração pública, que analisam e fiscalizam os projetos que se regularizaram junto ao Estado para fins de licenciamento para construção ou para funcionament, além de percepções de conhecimento de arquitetos e Urbanistas sobre o tema, principalmente durante a graduação que esses profissionais receberam em suas formações. Serão realizadas três simulações de exemplos que permitem constatar variações de exigências de medidas de segurança contra incêndio e pânico para edificações muito similares, permitindo a verificação de distinções entre resultados para cada risco de uma edificação possuem, por exemplo, com a mesmas áreas construídas e atividades semelhantes. Por fim, ainda se apresentam dois exemplos práticos de escolas em que o projeto de prevenção contra incêndio e pânico foi realizado após arquitetura executada, que resultou em prejuízos e ou desafios, principalmente financeiros, aos proprietários e ou locatários das edificações onde estas escolas funcionam. Estes prejuízos e desafios foram constatados por meio de entrevistas que também estão expostas e discutidas nesta pesquisa. As escolhas prévias de um projeto mediante seus riscos, determinam suas classificações de ocupação e risco, implicando em variações de custos e intervenções nas edificações para que estas regularizem seus funcionamentos. Pretende-se, ao cabo, realizar um estudo que pode colaborar aos arquitetos e outros profissionais da área de projetação, nas suas responsabilidades relacionadas à segurança contra incêndio, proteção à vida e ao patrimônio.

Interno - 2352146 - JOAO DA COSTA PANTOJA
Externo ao Programa - 1152159 - LEONARDO DA SILVEIRA PIRILLO INOJOSA - nullPresidente - 2212892 - MARCIO AUGUSTO ROMA BUZAR
Externo à Instituição - MARCO AURELIO SOUZA BESSA - CEUB
Notícia cadastrada em: 08/02/2024 14:46