Ensino de História das mulheres: modos de subjetivação femininos e saberes docentes nos Plano de Aula da Nova Escola (2017-2020)
Ensino de História; Mulheres; Representação; Saberes Docentes; Planos de Aula.
Esta dissertação tem como tema de estudo os modos de subjetivação femininos e os saberes docentes mobilizados para o ensino de História das mulheres em planos de aula do portal educacional Nova Escola, publicados online entre os anos de 2017 e 2019. A partir de uma amostra de doze planos de aula de História voltados para os anos finais do Ensino Fundamental e que tratam exclusivamente de mulheres, foi possível identificar e analisar as representações femininas (seus nomes, contextos de atuação e identificações coletivas, individuais e raciais), bem como os conteúdos currículos e objetivos de aprendizagem que se articulam às suas formas de inserção no conhecimento histórico escolar. A partir dessa amostra selecionou-se uma sequência didática sobre mulheres na Antiguidade e na Idade Média para uma análise mais detida das condições de produção, valores, conteúdos curriculares, objetivos de aprendizagem, recursos didáticos, métodos de ensino, tendências pedagógicas, concepções de gênero, saberes de referência e modos de representação (imagética/textual) das mulheres, tendo em vista a compreensão dos modos de subjetivação das mulheres e suas articulações com o currículo (BNCC) e as demandas sociais por uma educação para a igualdade de gênero. Apesar dos avanços significativos na inclusão das mulheres no ensino de História, sobretudo na abordagem da pluralidade de papéis assumidos pelas mulheres no passado, as propostas didáticas que envolvem uma aproximação do passado com o presente, estabelecendo comparações entre as experiências de mulheres do passado e do presente, revelam certos problemas e limitações.