Ensino de História em disputa: deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017)
BNCC; Ensino de História; Currículos; História; Discursos; Ensino Fundamental
Esta tese apresenta uma análise do processo de produção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de História para os anos finais do Ensino Fundamental, a partir de um conjunto de fontes composto por três versões oficiais desse documento, publicadas entre os anos de 2015 e 2017, e pelas práticas discursivas de diversos sujeitos, entidades, instituições, movimentos e organizações brasileiras em torno de cada uma das versões. Na abordagem discursiva dessas fontes, atenta aos sentidos, concepções, embates, valores, interesses, demandas sociais e posicionamentos políticos, pedagógicos e epistêmicos que atravessaram os discursos sobre “o que”, “para que” e “como” ensinar história nas escolas brasileiras, buscou-se compreender e historicizar as relações de poder-saber que presidiram esse processo, bem como as condições de produção e os modos de funcionamento dos discursos que lhe fundamentaram. Na dinâmica de conformação da BNCC, observou-se a acomodação, ainda que com algumas fissuras, de um modelo de ensino de História bastante consolidado e amparado em discursos pedagógicos de teor neoliberal e tecnicista, mas também em pressupostos e discursos historiográficos eurocêntricos que mantém uma tradição de seleção e organização quadripartite e cronológica/linear de acontecimentos históricos que tendem a fixar, de maneira limitada e pouco inclusiva, os sujeitos e espaços de relevância nas histórias a serem ensinadas nas escolas brasileiras.