Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos: causas, impactos e desafios entre jovens de 15 a 20 anos
EJA; Juvenilização; Desigualdades educacionais; Inclusão social.
A pesquisa investiga as causas, os impactos e os desafios da juvenilização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco nos jovens de 15 a 20 anos, que, apesar de estarem em idade regular para o ensino regular, optam ou são encaminhados para essa modalidade. As perguntas centrais da pesquisa são: (i) Por que esses jovens migram para a EJA? e (ii) Quais são as consequências dessa migração para os jovens e para o ambiente escolar? O trabalho tem como objetivo geral compreender esse fenômeno, desdobrando-se em três objetivos específicos: analisar a literatura acadêmica sobre o tema, comparar os padrões nacionais com dados de escolas públicas de EJA no Distrito Federal e investigar os impactos sociais, educacionais e emocionais da transição do ensino regular para a EJA. A metodologia combina revisão bibliográfica sistemática, análise documental e estudo de campo com entrevistas, grupos focais e observação participante, buscando entender tanto as perspectivas dos jovens quanto a visão dos gestores e educadores. Fundamentada nas teorias de Paulo Freire, Pierre Bourdieu e Antonio Gramsci, a tese articula pedagogia, sociologia e política para abordar o fenômeno da juvenilização como expressão de desigualdades estruturais.