Banca de DEFESA: BEATRIZ SILVA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BEATRIZ SILVA DO NASCIMENTO
DATA : 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Teams – Microsoft (Office 365)
TÍTULO:

EXPERIMENTAÇÕES GRUPAIS CORPORIFICADAS NO ENVELHECIMENTO


PALAVRAS-CHAVES:

Envelhecimento; corporeidade; projetos de vida; terapia corpo e mente; pessoa idosa.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Esta dissertação investiga, por meio de uma pesquisa-ação com pessoas idosas participantes de grupos de práticas corporais, as intersecções entre corporeidade, envelhecimento e projetos de vida, compreendendo a possibilidade de envelhecer com autoria, expressividade e ruptura com padrões hegemônicos da velhice. O estudo foi desenvolvido no contexto de um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Distrito Federal, onde encontros grupais foram concebidos como paisagens vivas para a experimentação sensível do corpo e para a produção de novas narrativas de si.
A fundamentação teórica articula aportes de Stanley Keleman, Angel Vianna e autores da terapia ocupacional, explorando dimensões como corpo-poético, corpo-obra, corpo-resistência e corpo-linguagem. A metodologia adotada — de caráter qualitativo e participativo — incluiu a construção de dispositivos estético-corporais, dinâmicas de expressão, uso simbólico de objetos, improvisações e danças, registrando-se todo o percurso por meio de fotografias, anotações e narrativas.
Os resultados revelam que as práticas corporais, quando mediadas em contexto grupal e atravessadas pela arte, favorecem a ampliação da consciência corporal, o fortalecimento de vínculos, a ressignificação de memórias e a elaboração de novos projetos de vida. O trabalho com objetos pessoais e a criação de nomes simbólicos aos participantes operou como recurso potente de vinculação e reconhecimento, fortalecendo a autoria dos sujeitos sobre suas próprias histórias. Conclui-se que a experiência de um envelhecimento artista não se limita à expressão artística em si, mas envolve a apropriação criativa da própria existência, a reinvenção de modos de estar no mundo e a ampliação de possibilidades para viver com autonomia, potência e sentido.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CLAUDIA FRANCO MONTEIRO - UFTM
Externa à Instituição - ANDREA DO AMPARO CAROTTA DE ANGELI - UFRGS
Externa ao Programa - 1424680 - FABIANA MARRONI DELLA GIUSTINA - nullPresidente - 1666951 - GRASIELLE SILVEIRA TAVARES
Notícia cadastrada em: 13/08/2025 14:27
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app28.sigaa28