Banca de QUALIFICAÇÃO: Júlio Cezar Costa Ramos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Júlio Cezar Costa Ramos
DATA : 15/09/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Microsoft Teams.
TÍTULO:

Trucker Tech: um oceano azul para a inovação e o empreendedorismo social.


PALAVRAS-CHAVES:

Escassez de Motorista de Caminhão, Transporte Rodoviário de Cargas, Inovação, Empreendedorismo Social, Negócio de Impacto.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A crescente escassez global de motoristas de caminhão tem provocado consequências econômicas e sociais significativas para as nações, incluindo o aumento dos custos dos fretes, atrasos na entrega de itens essenciais, redução da capacidade logística e elevação dos custos operacionais no transporte de cargas. Paralelamente, a profissão enfrenta desafios estruturais e sociais que a tornam pouco atrativa, de difícil acesso, marcada por altos índices de doenças laborais, insegurança, desvalorização e baixa renovação geracional. Diante das projeções de agravamento do cenário, caso não haja reposição massiva de profissionais, esta pesquisa torna-se relevante e urgente. O objetivo geral do estudo é desenvolver um modelo de negócio de impacto social positivo, financeiramente sustentável e voltado à mitigação das causas que afastam pessoas da profissão de motorista de caminhão. Os objetivos específicos são: a) Compreender as causas e os impactos da escassez de motoristas de caminhão; b) Propor uma estratégia para mitigar/reverter essa escassez; c) Apresentar um modelo de negócio de impacto social positivo direcionado à redução desse déficit profissional; e, d) Validar a viabilidade econômico-financeira e os impactos sociais do negócio proposto. A metodologia adotada contempla, inicialmente, uma revisão narrativa de literatura sobre a escassez de motoristas e suas consequências para a sociedade. Em seguida, será elaborada uma estratégia de enfrentamento das causas sociais do problema, baseada na Teoria da Mudança. Na terceira etapa, será estruturado o modelo de negócio de impacto social, fundamentado na metodologia TXM Business, e, por fim, serão analisados os impactos sociais previstos e a viabilidade econômico-financeira do empreendimento proposto. Espera-se, como resultado, apresentar um modelo de negócio sustentável, replicável, escalável e capaz de atrair novos profissionais, eliminar barreiras de entrada, qualificar, desenvolver e reter motoristas de caminhão, contribuindo para a sustentabilidade econômica e social do setor do transporte rodoviário de cargas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELDER CERQUEIRA-SANTOS - UFS
Externo à Instituição - LUIZ SALOMÃO RIBAS GOMEZ - UFSC
Presidente - 1712874 - BREITNER LUIZ TAVARES
Interno - 1716160 - LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
Notícia cadastrada em: 28/08/2025 15:38
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