Os mecanismos da Polícia Militar do Distrito Federal, para o enfrentamento das violências contra as mulheres idosas, no âmbito da Lei 11.340/2006.
Violência doméstica e familiar; mecanismos de enfrentamento; Polícia Militar do Distrito Federal; mulher idosa; análise preditiva; interseccionalidade.
Este exame de qualificação propõe uma análise dos mecanismos de enfrentamento da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), para o enfrentamento das violências contra as mulheres idosas, no âmbito da Lei 11.340/2006. A partir de uma abordagem interseccional e fundamentada nos direitos humanos, o estudo estrutura-se em três artigos interconectados. O primeiro artigo apresenta uma revisão de escopo, conduzida conforme os métodos JBI e PRISMA-ScR, com o objetivo de identificar, na literatura científica, os mecanismos de enfrentamento da violência doméstica e familiar com foco na mulher na idosa e sua descrição nesse contexto. O segundo artigo realiza a cartografia dos programas, protocolos e fluxos institucionais da PMDF, destacando o papel de iniciativas como o Policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (PROVID) no acompanhamento de mulheres em situação de risco, e analisando sua efetividade para mulheres idosas. O terceiro artigo aplica uma análise preditiva sobre os dados do Formulário nacional de Risco (FONAR) utilizado como instrumento de gestão de risco, com vistas a verificar a relevância da idade como um dos marcadores de risco na reincidência ou agravamento da violência, propondo ajustes operacionais para priorização de casos. A tese pretende oferecer subsídios teórico-empíricos para o aprimoramento dos mecanismos de enfrentamento das violências contra mulheres idosas, fortalecendo políticas de segurança pública no eixo segurança baseadas em evidências e orientadas à proteção integral.