A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NA INTERAÇÃO SOCIAL DE PESSOAS IDOSAS COM 80 ANOS OU MAIS NA ERA DIGITAL
letramento digital; pessoas idosas; inclusão social; tecnologias digitais; envelhecimento ativo
O presente estudo investigou a influência do letramento digital na interação social de pessoas idosas com 80 anos ou mais — a chamada “pessoa idosas 80+” — em um contexto de crescente digitalização da vida cotidiana. A pesquisa foi conduzida com abordagem quali-quantitativa, articulando três etapas metodológicas: (1) revisão de escopo da literatura nacional e internacional; (2) análise de dados secundários de um inquérito realizado com 230 pessoas idosas (≥60 anos) participantes de atividades do SESC-DF; e (3) estudo focal com 14 participantes octogenários. Os resultados apontam a existência de um “hiato digital grisalho”, caracterizado por baixos níveis de acesso, uso e autonomia digital entre os longevos, associado à escolaridade reduzida, limitações funcionais e ausência de suporte técnico continuado. Ainda assim, identificou-se que a motivação para aprender tecnologias persiste nessa faixa etária, especialmente quando relacionada à comunicação familiar e ao sentimento de pertencimento social. O estudo conclui que a inclusão digital de pessoas idosas com 80 anos ou mais requer estratégias pedagógicas intergeracionais, políticas públicas específicas e ambientes digitais acessíveis, capazes de promover sua autonomia, bem-estar e cidadania ativa na era digital.