Banca de DEFESA: Débora Ezequiel Cavalcanti

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Débora Ezequiel Cavalcanti
DATA : 04/08/2023
LOCAL: Sala de Videoconferência do IGD

ESPECTROSCOPIA, CRISTALOQUÍMICA E INCLUSÕES FLUIDAS DA ESMERALDA DE MONTE SANTO, TOCANTINS, BRASIL.

Esmeralda de Monte Santo; esmeralda brasileira V-dominante; impressão digital mineral; mineralogia; determinação da origem geográfica.

As esmeraldas de Monte Santo ocorrem no Cinturão Araguaia, Tocantins, Brasil. O depósito foi descoberto em 1996 e vem tornando-se uma importante fonte de esmeraldas, uma vez que são tipicamente de excelente qualidade e comparáveis a algumas das melhores esmeraldas do mundo. A proveniência é uma importante questão econômica e social inerente à indústria de pedras preciosas. Os consumidores procuram cada vez mais conhecer a origem das suas pedras preciosas para garantir que a sua compra não apoia condições de trabalho desumanas, não causa problemas legais e para distinguir entre pedras naturais, tratadas e sintetizadas. Esta pesquisa apresenta, pela primeira vez, dados espectroscópicos, cristaloquímicos e de inclusões fluidas detalhados, da esmeralda de Monte Santo, com o objetivo de estabelecer sua assinatura, tornando possível compará-la e distingui-la de outros importantes depósitos de esmeraldas em todo o mundo, além de alcançar uma melhor compreensão das características acerca da origem dos fluidos parentais, e outras informações sobre a gênese do depósito. Cerca de sessenta amostras de esmeraldas do depósito de Monte Santo foram analisadas por métodos espectroscópicos, como a espetroscopia Raman, a espetroscopia no ultravioleta-visível-infravermelho proximal (UV-Vis-NIR) e a espetroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). As assinaturas de elementos maiores e traços foram analisadas através da análise por microssonda eletrônica (EMPA). A técnica de difração de raios-X em monocristal (XRD) foi utilizada para estudar a sua estrutura cristalográfica. A origem dos fluidos parentais e o processo de cristalização deste depósito são muito complexos e o estudo das inclusões fluidas (FIs) ajudou a elucidar aspectos de sua formação. A análise da composição química do berilo revelou a presença de elementos alcalinos como Na, K e Cs nos canais. Foram detectados componentes fluidos H2O tipos I, II; CO2 e CH4, bem como a presença de V, Cr e Sc como elementos cromóforos, a sua carga iónica e provável posição na estrutura cristalina. A esmeralda de Monte Santo éclassificada como tipo octaédrico e como esmeraldas ricas em álcalis. São V-dominantes, com quantidades consideráveis de Cr. Entre os depósitos significativos conhecidos, a esmeralda de Monte Santo tem uma composição química muito singular na sua combinação de V e Sc elevados, Cr moderado a elevado e concentração de Fe de baixa a moderada. Uma concentração nitidamente mais elevada de Sc é o principal critério que separa a esmeralda de Monte Santo de outras esmeraldas ao redor do mundo. A gênese do depósito de esmeraldas é consistente com uma mineralização multi-fases, com contribuições metamórficas e magmáticas.

Externo à Instituição - DANIEL ATENCIO - USP
Interno - 1336460 - FEDERICO ALBERTO CUADROS JIMENEZ
Interno - 6404885 - NILSON FRANCISQUINI BOTELHO
Externo à Instituição - RICARDO AUGUSTO SCHOLZ CIPRIANO - UFOP