Banca de DEFESA: Ana Valéria Alves Calmon Almeida

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ana Valéria Alves Calmon Almeida
DATA : 20/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de videoconferência e Teams
TÍTULO:

Papel da diagênese na composição geoquímica e mineralógica das carapaças de Corumbella werneri, Formação Tamengo, Grupo Corumbá, Mato Grosso do Sul.


PALAVRAS-CHAVES:

Carbonatos; Ediacarano; Faixa Paraguai; Grupo Corumbá; Isótopos; Elementos Terras Raras.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

O Neoproterozóico é notável por seus eventos de natureza tectônica, climática e ambiental de grande magnitude. A análise das sequências carbonáticas desse período tem se tornado cada vez mais relevante, impulsionada por descobertas geoquímicas, embora algumas apresentem-se um tanto controversas. No contexto brasileiro, destacase a Formação Tamengo, que compõe as camadas superiores do Grupo Corumbá, em virtude da sua significativa importância geológica e paleontológica. É nesta formação que são encontrados registros dos fósseis guias Corumbella werneri e Cloudina lucianoi. Este trabalho tem como escopo principal entender quais foram as contribuições da diagênese nos dados químicos elementares e isotópicos nas carapaças de Corumbella werneri e nas rochas dessa unidade. Para isso foram utilizadas as metodologias de petrografia, imageamento a partir de QEM-Scan, microssonda eletrônica, análises de ICP-MS e análises de isótopos de C, O e Sr. As Corumbellas ocorrem em níveis de pelitos e margas, e apresentam mineralogia composta, majoritariamente, por calcita. Já a matriz da rocha é composta por argilominerais e quartzo, em sua maioria, e outros minerais. A análise de elementos terras raras (ETR) mostrou um padrão homogêneo e enriquecido entre a matriz e as carapaças. Além disso, os valores médios de 87Sr/86Sr apresentam-se distintos para a matriz e a carapaça, enquanto os valores de δ 13C e δ 18O estão muito próximos nos dois constituintes. A assinatura dos isótopos estáveis apresenta uma origem prevalentemente primária, entretanto, a análise de ETR revelou a influência de um processo hidrotermal regional após a formação e soterramento dos sedimentos. Esse fenômeno, resultou em um notável enriquecimento tanto na matriz quanto nas carapaças em ETR com típica assinatura hidrotermal. No entanto, apesar de afetar a composição elementar, esse processo não alterou as características texturais e isotópicas da rocha.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ***.138.381-** - CARLOS JOSE SOUZA DE ALVARENGA - AMU
Externo à Instituição - FABRICIO DE ANDRADE CAXITO - UFMG
Externo ao Programa - 3340609 - MARCIO VINICIUS SANTANA DANTAS - nullPresidente - 2339865 - MARTINO GIORGIONI
Notícia cadastrada em: 17/10/2023 16:40
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app19_Prod.sigaa13