Banca de DEFESA: GABRIEL TAIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIEL TAIRA
DATA : 30/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de videoconferência e Teams
TÍTULO:

O Complexo Metamórfico Uruaçu, Brasil Central: Significado geológico e implicações na evolução tectono-metamórfica do Orógeno Brasília.


PALAVRAS-CHAVES:

Complexo Uruaçu; Grupo Serra da Mesa; Modelamento metamórfico; U-Pb em zircão detrítico; Orógeno Brasília.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O Complexo Uruaçu é um terreno metamórfico neoproterozoico (690-650 Ma) de forma dômica exposto sob as rochas supracrustais do Grupo Serra da Mesa, na porção central da Faixa Brasília Norte, entre os complexos máfico-ultramáficos e o Arco Magmático de Mara Rosa. Neste estudo, combinamos dados de campo, modelagem metamórfica por pseudoseção e proveniência de zircões detríticos para determinar o ambiente tectônico e a evolução tectônica do Complexo Uruaçu e das suas rochas adjacentes associadas ao Grupo Serra da Mesa. As principais rochas encontradas no Complexo Uruaçu são ortognaisses de composição tonalítica a granítica e paragnaisses. Os anfibolitos ocorrem como pequenos corpos dispersos no complexo. As pseudosseções calculadas para o paragneisse e anfibolito, juntamente com geotermobarômetros convencionais indica o pico metamórfico em ~7 kbar e 700°C, com retrometamorfismo em ~4.42 e 551°C. O Grupo Serra da Mesa é principalmente composto de quartzitos e xistos, com ocorrências menores de mármores. A modelagem por pseudosseção com base no perfil composicional da granada prevê uma trajetória P-T de 4.3 kbar e 547°C até 5.9 kbar e 616°C para o granada xisto do Grupo Serra da Mesa. Além disso, foram observadas estruturas normais cortando a foliação regional, implicando em evidências preliminares de tectônica extensional na Faixa Brasília Norte. Os zircões detríticos coletados do Grupo Serra da Mesa sugerem que os sedimentos foram depositados em três bacias distintas: (1) bacia intracontinental paleo- mesoproterozoica a qual pode ser correlata ao Grupo Traíras; (2) Bacia de retroarco neoproterozoica nas margens do Arco Magmático de Mara Rosa e (3) Bacia de antepaís neoproterozoica, que também é associada à porção oriental da Sequência Santa Terezinha. Combinando esses novos dados, propomos que o Complexo Uruaçu foi exumado por meio de diapirismo durante a fase colisional do Orógeno Brasília.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 404825 - CESAR FONSECA FERREIRA FILHO
Presidente - 418965 - CLAUDINEI GOUVEIA DE OLIVEIRA
Interno - 1303786 - ELTON LUIZ DANTAS
Externo à Instituição - TICIANO JOSE SARAIVA DOS SANTOS - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 20/11/2023 15:16
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app09_Prod.sigaa03