Banca de DEFESA: Bruna Rodrigues Carriel Junqueira

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Bruna Rodrigues Carriel Junqueira
DATA : 29/07/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

Levantamento de dados Geofísicos para investigação de contaminação por chorume na área do aterro controlado do Município de Caldas Novas  - GO.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras – Chave: Resistividade elétrica, GPR, aterro controlado de Caldas Novas – GO, contaminação


PÁGINAS: 88
RESUMO:

As políticas públicas e as discussões sobre o desenvolvimento sustentável, a resiliência e a melhor qualidade de vida têm sido temas em ascensão em escala mundial. No 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, o conceito de Cidades e Comunidades Sustentáveis objetiva entre outros, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, prestando especial atenção a gestão de resíduos, desde a coleta até a destinação final. As áreas utilizadas como depósito final de lixo normalmente representadas pelos "lixões" e aterros controlados configuramse como focos potenciais de poluição, influenciando negativamente a qualidade da saúde humana e ambiental nas regiões sob sua influência. Os métodos geofísicos apresentam, nos estudos de contaminação de solos e águas subterrâneas, resultados satisfatórios tanto nas fases de avaliação preliminar, quanto nas fases de monitoramento e remediação. Este trabalho descreve os procedimentos de campo e apresenta os resultados de eletrorresistividade e radar de penetração no solo (Ground Penetrating Radar – GPR) realizados no aterro controlado do município de Caldas Novas, Goiás. As investigações geofísicas objetivaram a determinação dos locais com possíveis contaminações por chorume, inclusive em células em que tiveram impermeabilização de base com geomeombrana. Foram realizadas 23 seções de Ground Penetrating Radar (GPR), 16 com a técnica Commom-Offset e 07 com Commom Mid Point (CMP), e 09 de Eletrorresistividade, através da técnica de Caminhamento Elétrico. Com as seções de GPR identificaram-se padrões de reflexão típicos de solos, rochas, resíduos sólidos urbanos e porções atingidas por chorume. Os resultados dos modelos de profundidade obtidos por inversão 2D dos dados elétricos mostraram percolação de chorume (<100 ohm.m) vertical e lateralmente, com fluxo preferencial para leste, já ultrapassando os limites da área do aterro controlado.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1170677 - JOSE ELOI GUIMARAES CAMPOS
Interno - 1734151 - LUCIANO SOARES DA CUNHA
Externo à Instituição - SERGIO JUNIOR DA SILVA FACHIN - UFMT
Presidente - 1685116 - WELITOM RODRIGUES BORGES
Notícia cadastrada em: 19/07/2022 11:15
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app20_Prod.sigaa14