Banca de DEFESA: Fabrício Pereira dos Santos

DISCENTE : Fabrício Pereira dos Santos
DATA : 27/01/2023
LOCAL: Instituto de Geociências

Prospecção Geofísica e Petrofísica de Elementos Terras Raras no Complexo Alcalino Fazenda Buriti, Provincia Alcalina de Goiás

Complexo Alcalino Fazenda Buriti, Provincia Alcalina de Goiás, Elementos Terras Raras, Prospecção Geofísica, Petrofísica

Este estudo utiliza a integração de dados geofísicos aéreos, geológicos, medidas petrofísicas para delimitar alvos com uso de estatística e aplicação da lógica booleana para prospecção de ETR, além de seções geoelétricas, levantamento magnetométrico terrestre e medidas petrofísicas em um furo de sonda para caracterização de uma zona de brecha hidrotermal, no Complexo máfico-ultramáfico Fazenda Buriti, na região de Iporá-Goiás, como forma de contribuir para o desenvolvimento de métodos e técnicas geofísicas aplicadas na prospecção mineral da Província Alcalina de Goiás. Os métodos de trabalho deste estudo consistiram no uso da magnetometria e radiometria aérea, magnetometria terrestre, medidas diretas de suscetibilidade magnética e radiometria em 15 amostras de rochas coletadas na área de estudo e em um furo exploratório de sonda, com 100 m de profundidade realizado em um dos alvos escolhidos e análises químicas para ETR como validação da metodologia aplicada. A integração dos dados multifonte possibilitou a confecção de um mapa geológico na escala 1:25000, além da interpretação de estruturas magnéticas rasas e profundas. Para caracterizar a brecha foram utilizados levantamento magnetométrico terrestre, seções geoelétricas de resistividade e polarização induzida no domínio da frequência, além de medidas diretas de suscetibilidade magnética e radiometria em um furo de sonda. Os dados petrofísicos permitiram estimar o conteúdo de magnetita nas principais unidades da área de estudo. A delimitação de alvos com o método aplicado se mostrou eficiente e de rápida aplicação, uma vez que o resultado positivo do furo de sonda comprovou sua eficácia. A caraterização da brecha alcalina resultou em uma assinatura geofísica não magnética da fração de maior concentração de ETR, que ocorre associada a piroxenitos brechados com magnetização intermediária em relação ao background da área de estudo.

Presidente - 1685116 - WELITOM RODRIGUES BORGES
Externa ao Programa - 3167909 - ADALENE MOREIRA SILVA
Externo ao Programa - 2156153 - ELDER YOKOYAMA
Externo à Instituição - AUGUSTO CESAR BITTENCOURT PIRES