Banca de DEFESA: LUIZ FERNANDO CURSINO TABOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ FERNANDO CURSINO TABOSA
DATA : 29/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Aula Pós 2
TÍTULO:

Aplicação de Random Florest para a detecção de Corpos Máficos-Ultamáficos da Suíte Gameleira no Embasamento da Faixa Brasíli, Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Máfica-Ultramáficas; Machine Learning; Random Forest; Aerogeofísica; Faixa Brasília;


PÁGINAS: 109
RESUMO:

O embasamento do Orógeno Brasília em sua porção norte, corresponde a parte de um bloco crustal gerado no início do Paleoproterozoico, sendo formado por um extenso volume magmatismos TTG (trondhjemito-tonalito-granodiorito). A Suíte Gameleira, ocorre no embasamento da Faixa Brasília Norte (sudeste do estado do Tocantins), e corresponde a corpos predominantemente máficos com ocorrência subordinada de rochas ultramáficas no Domínio Almas-Conceição do Tocantins. A região é composta por variações de granitoides, sequências metavulcanossedimentares e metassedimentares. Dessa maneira, o objetivo dessa pesquisa é de usar um dos métodos de aprendizado de máquina para a detecção de ocorrências de possíveis novos corpos máfico-ultramáficos na Suíte Gameleira. Para isso, foram utilizados dados remotos, como levantamentos aerogeofísicos (magnetometria e radiometria), além de sensoriamento remoto. Foram gerados produtos derivados da aerogeofísica como Intensidade Magnética Total, Amplitude do Sinal Analítico, uma fatia em -100 metros de profundidade da Inversão dos Vetores de Magnetização, derivada vertical, derivada Tilt, os três canais radiométricos (K, eTh e eU), Contagem Total, Fator F e Potássio Anômalo. Com a informação desses produtos, foi gerada a base de dados e aplicado o algoritmo Random Forest (algoritmo de aprendizado de máquina supervisionado), onde foram treinados 1,96% da base de dados total (84535 amostras) para a geração do mapa preditivo. Para a validação e avaliação dos dados preditos foram usadas três abordagens: uso de lineamentos magnéticos para averiguar um controle tectônico estrutural na colocação dos corpos, amostras de campo e o uso do MVI para a análise do comportamento magnético em profundidade dos corpos preditos, uma vez que os corpos da Suíte Gameleira apresentam remanência magnética. Concluiu-se na pesquisa que o uso desse método atrelado as formas de validação utilizadas auxiliam na exploração de terrenos greenfield e brownfield, uma vez que o aprendizado de máquinas pode aprimorar a cartografia existente, delimitando novas ocorrências ou mesmo sugerindo áreas em que se faz necessário melhor detalhamento. O uso de conhecimentos geológicos iniciais e outras informações não inseridas no modelo são de extrema importância, uma vez que o mapa preditivo não corresponde em si a verdade geológica e feita a predição é necessária que seja realizada interpretação do resultado por uma visão geológica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FILIPE ALTOÉ TEMPORIM - UFG
Presidente - 2156153 - ELDER YOKOYAMA
Interna - 1780820 - SUSANNE TAINA RAMALHO MACIEL
Externo à Instituição - VINICIUS HECTOR ABUD LOURO - USP
Notícia cadastrada em: 21/09/2023 12:19
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app41_Prod.sigaa35