INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL – ANALISANDO AS UNIVERSIDADES FEDERAIS.
Internacionalização. Educação Superior. IFES.
O presente estudo teve como objetivo identificar os determinantes de internacionalização das
Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras, principalmente na mobilidade e
cooperação em pesquisa. Utilizou-se para a pesquisa uma abordagem quantitativa, tendo como
método um modelo de regressão linear de dados em painel. Foi realizada um análise de
correlação entre as variáveis dependentes e posteriormente a fim dar maior robustez à análise,
foram criados três indicadores de internacionalização (internacionalização geral;
internacionalização da pesquisa e internacionalização da mobilidade). Os resultados obtidos
apontaram que: As IFES das regiões norte e nordeste tendem ser menos internacionalizadas;
Os programas de pós na área de saúde e biológicas tendem a ser mais internacionalizados, Ter
um maior percentual de mulheres entre seus alunos da graduação impacta negativamente à
internacionalização da instituição; Alunos beneficiários de assistência estudantil é
significativamente negativo; Ter um maior engajamento nas rede sociais impacta de forma
positiva a internacionalização da IFES. A partir desses resultados sugere-se que as IFES
busquem uma maior divulgação das suas ações de ensino, pesquisa e extensão em redes sociais
diversas, e que IFES localizadas nas regiões norte e nordeste além de terem a necessidade de
políticas públicas de fomento específicas para a internacionalização, busquem também um
maior apoio cooperativo de IFES mais internacionalizadas, principalmente as da região sudeste.