Banca de DEFESA: Andreia Rodrigues da Silva

DISCENTE : Andreia Rodrigues da Silva
DATA : 16/02/2023
LOCAL: Plataforma Teams

ATUAÇÃO DOS CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

p

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) visa contribuir para o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos estudantes, por meio da oferta de alimentação nas escolas. Em 2020, quando as aulas presenciais foram suspensas devido à pandemia da Covid-19 e a legislação do PNAE foi alterada para permitir a entrega de alimentação escolar diretamente aos pais ou responsáveis pelos alunos, veio a impor diversos desafios ao Programa, que demandaram uma atuação mais efetiva do controle social do PNAE, exercido pelos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE). O objetivo deste trabalho foi verificar se os Conselhos conseguiram atuar de forma efetiva no controle social do PNAE, no contexto da pandemia da Covid-19. Foram utilizadas técnicas de pesquisa documental, bibliográfica, e quantitativa por meio da aplicação de questionário, enviado eletronicamente aos conselheiros de todo o Brasil, que possuíam cadastrado no Sistema do FNDE, com retorno de 1703 questionários. A maioria dos conselhos deu continuidade às atividades de monitoramento e fiscalização do programa.  As atividades mais desenvolvidas pelos Conselhos foram o acompanhamento da montagem dos kits (69,6%) e o acompanhamento da divulgação sobre o fornecimento dos kits e/ou refeições (52,8%). As regiões Sul e Sudeste foram as regiões onde mais foram realizadas essas atividades. As maiores dificuldades enfrentadas pelos Conselhos foram a baixa de participação dos membros (33,4%), mais reportada na região Centro-Oeste, e a baixa capacitação dos conselheiros (27,7%), mais reportada na região Nordeste. Apesar das dificuldades enfrentadas, no contexto da pandemia da Covid-19, houve engajamento e comprometimento da maioria dos Conselhos e de seus membros, que procuraram, voluntariamente, realizar o controle do programa.

Externo à Instituição - RENATA MAINENTI GOMES
Interno - 1961109 - JONILTO COSTA SOUSA
Interna - 1219322 - LUCIANA DE OLIVEIRA MIRANDA
Presidente - 1373558 - MAURO EDUARDO DEL GROSSI