Banca de DEFESA: PRISCILA CRUZ TEMPONE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA CRUZ TEMPONE
DATA : 10/07/2024
HORA: 10:30
LOCAL: teams
TÍTULO:

ENDIVIDAMENTO PESSOAL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DE CONSIGNAÇÕES NA REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO MILITAR.


PALAVRAS-CHAVES:

Endividamento pessoal; servidores públicos militares; CBMDF; variáveis socioeconômicas e demográficas; regressão logística binária; dados em painel.


PÁGINAS: 161
RESUMO:

Este estudo teve como objetivo analisar o impacto das variáveis socioeconômicas e demográficas na propensão ao endividamento dos servidores públicos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), considerando os descontos remuneratórios de consignações. Utilizando dados abrangentes de 2009 a 2023, a pesquisa aplicou diversos modelos econométricos para estimação longitudinal de regressão logística binária com dados em painel, incluindo os modelos Pooled Logit, PA Logit, Efeitos Fixos e Efeitos Aleatórios, para identificar e quantificar o impacto dessas variáveis na probabilidade de endividamento. Os resultados revelaram que as variáveis que apresentaram uma relação estatisticamente significativa com o endividamento por consignações incluem idade, número de dependentes, renda, estado civil, situação funcional, dedução de pensão alimentícia, indenização do Fundo de Saúde do CBMDF, cursos de especialização, carreira (oficial ou praça), recebimento de gratificações (GSV e GFNE) e remuneração extra (PTTC). A pesquisa identificou que indivíduos mais jovens, ativos e com menor renda têm maior propensão a se endividar. Além disso, servidores casados mostraram-se mais propensos ao endividamento, sugerindo a necessidade de um planejamento financeiro mais robusto para esse grupo. A análise também demonstrou que os servidores que recebem gratificações e remuneração extra apresentaram uma tendência maior ao endividamento, indicando a falsa percepção de que maiores rendas poderia diminuir a dependência de crédito consignado. Para pesquisas futuras, recomenda-se uma exploração de fontes de renda complementares dos militares e dos fatores psicossociais e comportamentais que influenciam o endividamento. Além disso, a comparação dos resultados com outros órgãos militares e civis pode ajudar a identificar padrões e diferenças significativas, enquanto a avaliação do impacto de programas de educação financeira pode oferecer soluções práticas para a redução do endividamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1963493 - ANDREA FELIPPE CABELLO
Interno - 1152034 - CELSO VILA NOVA DE SOUZA JUNIOR
Externo à Instituição - TITO BELCHIOR SILVA MOREIRA - TCU
Notícia cadastrada em: 25/06/2024 15:48
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app34_Prod.sigaa28