Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTIA ARAUJO DA SILVA CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CINTIA ARAUJO DA SILVA CARDOSO
DATA : 21/10/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Microsoft Teams (remoto)
TÍTULO:

Barreiras e facilitadores da transformação digital no Setor Público: O Caso do SIGAA na Universidade de Brasília


PALAVRAS-CHAVES:

Transformação Digital, Governo Digital, Gestão Pública, Ensino Superior, Sistemas de Gestão Acadêmica.


PÁGINAS: 41
RESUMO:

Esta pesquisa se insere no campo da Transformação Digital no Setor Público, com foco nos desafios da implementação de sistemas de governo digital em organizações complexas, como as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A transformação digital é compreendida como um processo de mudança que transcende a mera adoção de tecnologia, envolvendo cultura, processos e modelos de gestão. O objeto de estudo é a implementação e o uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na Universidade de Brasília (UnB), analisado a partir dos conceitos de barreiras e facilitadores. O problema de pesquisa questiona: quais são as principais barreiras e facilitadores que influenciam o processo de transformação digital na UnB, a partir da percepção de seus diferentes usuários (docentes, discentes e técnicos-administrativos)?

O objetivo geral é analisar essas barreiras e facilitadores sob a perspectiva de múltiplos atores do ecossistema acadêmico. A dissertação adota uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso instrumental, e está estruturada no formato multipaper. O primeiro artigo consiste em uma revisão sistemática da literatura para consolidar o arcabouço teórico sobre o tema. O segundo artigo apresenta o estudo de caso empírico, investigando, por meio de entrevistas, as percepções dos três segmentos da comunidade acadêmica sobre o SIGAA, a fim de mapear, comparar e contextualizar os desafios e fatores de sucesso no caso da UnB. Por fim, o terceiro artigo propõe recomendações práticas para o aprimoramento da estratégia de transformação digital na universidade, com base nos achados da pesquisa.

Espera-se que este trabalho gere um diagnóstico detalhado das barreiras (como resistência cultural e desafios de integração) e facilitadores (como liderança engajada e alinhamento estratégico) no contexto da UnB. Como principal resultado prático, busca-se oferecer um conjunto de recomendações para subsidiar a gestão na melhoria contínua de seus serviços digitais, otimizando processos e qualificando o uso de recursos públicos.

A pesquisa se justifica por sua relevância teórica e prática. Do ponto de vista teórico, busca preencher uma lacuna na literatura ao adotar uma perspectiva integrada e multi-atores na análise da transformação digital em universidades públicas brasileiras, tema ainda pouco explorado. Na prática, a implementação de sistemas como o SIGAA afeta diretamente a eficiência administrativa e a experiência de toda a comunidade acadêmica. O diagnóstico oferecido pela pesquisa tem o potencial de gerar benefícios diretos para estudantes, professores e técnicos, otimizando processos, melhorando a experiência do usuário e qualificando o uso de recursos públicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.115.221-** - ANDRÉ VAZ LOPES - UnB
Interna - 1486957 - MARIA JULIA PANTOJA DE BRITTO
Interno - 1373558 - MAURO EDUARDO DEL GROSSI
Externo à Instituição - TOMÁS DIAS SANT’ANA - UFLA
Notícia cadastrada em: 17/10/2025 09:09
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app11.sigaa11