Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB
metacognição; metaletramento; comportamento informacional; formação de professores; pensamento reflexivo.
A pesquisa surge com a reflexão sobre o momento em que vive a sociedade com o uso preponderante da internet como meio de comunicação, a globalização e o consequente aumento contínuo da informação. Nesse cenário surgem ainda os fenômenos das fake news, da desinformação e da pós-verdade, que impactam, sobremaneira, a vida das pessoas e as decisões a serem tomadas. Daí a necessidade de buscar meios de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo no indivíduo, principalmente no processo de aprendizagem. Buscou-se analisar a incidência do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) na formação continuada em serviço. Para tanto, por meio da revisão de literatura, são revisados os conceitos de letramento informacional (LI), metaletramento, metacognição, pensamento reflexivo e formação de professores. O metaletramento foi concebido como estratégia que amplia o LI ao reconhecer que o aprendiz é também consumidor, produtor e disseminador de informação em espaços colaborativos, com amplas competências, mediante a interação com outros letramentos e com tecnologias emergentes. A formação continuada de professores é realizada ao longo da carreira profissional no ambiente de trabalho do professor com a possibilidade de criação de espaços para reflexão e atualização da atividade docente. A abordagem metodológica desta investigação é empírica com uso de técnicas quanti-qualitativas e como procedimento a adoção de estudo de caso. A coleta de dados é feita por meio de dois instrumentos: questionário e entrevista com um Grupo Focal On-line (GFO). O questionário foi encaminhado aos docentes atuantes no IFB em todos os campi e obteve 110 respostas; a entrevista com o GFO ocorreu com sete professores de quatro campi distintos. O tratamento dos dados foi realizado por meio de estudo estatístico e análise de conteúdo. Os resultados, tanto do GFO quanto do questionário, mostram que os professores aprimoram a capacidade de avaliar o valor da informação, refletem sobre a complexidade das tarefas e desenvolvem estratégias para facilitar a aprendizagem. Além disso, percebem de maneira positiva as atividades relacionadas ao comportamento informacional. Eles afirmam que, ao reconhecerem lacunas no conhecimento, buscam ajuda de especialistas. Assim, observa-se que há indícios de estratégias metacognitivas e do metaletramento no comportamento informacional dos professores, porém estas necessitam ser metodicamente aplicadas no processo de aprendizagem, principalmente aquelas relacionadas aos objetivos de aprendizagem do metaletramento. Com isso, evidenciou-se que os participantes teriam maior êxito em suas formações se aplicassem práticas de metaletramento e metacognição, uma vez que estas incentivam o uso, a busca e o compartilhamento de informações de forma reflexiva e colaborativa, o que pode potencializar o processo de aprendizagem na formação continuada em serviço.