Banca de QUALIFICAÇÃO: Maria Carolina Barbosa Dantas

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Maria Carolina Barbosa Dantas
DATA : 04/07/2024
LOCAL: Banca remota: Via Skype

Práticas informacionais e seus desdobramentos dentro da educação profissional e técnica no Distrito Federal: estudo de caso da Escola Técnica de Brasília

Práticas informacionais, Estudos de usuários, Educação Profissional e Técnica

Relacionar informação e educação é assunto recorrente nas pesquisas universitárias. Na área acadêmica, a Ciência da Informação colabora com achados junto à Educação e vice-versa, dada sua característica de interdisciplinaridade. A presente pesquisa busca conhecer os estudantes e suas práticas informacionais dentro da Escola Técnica de Brasília, que é uma instituição pública de ensino na modalidade de educação profissional e técnica localizada no Distrito Federal, para contribuir com a melhoria de acesso à informação destes usuários. Na literatura pesquisada, a maioria dos trabalhos sugere efeitos positivos e significativos de médio e longo prazos do ensino profissional sobre o rendimento dos trabalhadores e do aumento da oferta de vagas de trabalho. Na Escola Técnica de Brasília os cursos ofertados de técnico em Informática, Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações matriculam semestralmente 890 alunos. Destes, aproximadamente 50% chegam até o final. O estudo acompanhará estes estudantes e suas práticas informacionais para identificar sua real necessidade. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica incluindo a história da educação profissional e técnica brasileira e os dados mais recentes desta modalidade, e a Ciência da Informação, especialmente estudos de usuários e práticas informacionais. O presente estudo é de natureza descritiva, com abordagem metodológica mista – qualitativo e quantitativo. Consiste num estudo de caso com características de levantamento para obter características do grupo estudado, e técnica de questionários com perguntas abertas e fechadas, observação participante e conversa informal. Foram realizados um total de 6 questionários, até o presente momento e cujo início se deu em março de 2023, para os alunos, sendo 2 a cada semestre. Considerando que o curso técnico dura, em média, 2 anos, serão aplicados 8 questionários, tempo suficiente para acompanhar o desenvolvimento de um curso desde o início até sua conclusão. Com o resultado dos primeiros 5 questionários, é possível verificar que a busca pelo curso técnico se dá pela necessidade de um rápido ingresso no mercado de trabalho, fato já comprovado em estudos anteriores. Entretanto, mesmo acreditando que os candidatos procuram qualificar-se para uma colocação profissional, muitos afirmaram desconhecer a área na qual se especializará, e alguns ainda desistem por falta de informação. Dentre os meios pelos quais buscam informações, o digital é o mais acessado, o que demandará uma reorganização dos meios de comunicação da escola para a melhoria de acesso à informação.

Externa à Instituição - BIANCA DE OLIVEIRA RUSKOWSKI
Interno - 1051862 - CLOVIS CARVALHO BRITTO
Presidente - 1516596 - IVETTE KAFURE MUNOZ
Externa à Instituição - Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos - IFB