Banca de QUALIFICAÇÃO: Jean Costa Souza

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Jean Costa Souza
DATA : 02/09/2022
LOCAL: TEAMS

Entre bibliografias, inquéritos e manuais de coleta: uma etnografia de documentos produzidos por folcloristas no campo informacional brasileiro (1925-1964)

Campo Informacional. Etnografia de documentos. Informação. Folclore. Práticas Informacionais

A pesquisa aborda o campo informacional brasileiro a partir da etnografia de documentos produzidos por algumas agências e agentes no campo político cultural, tendo como recorte a organização do conhecimento classificado como folclore no período de 1925 a 1964. O trabalho consiste na identificação e análise das práticas informacionais mobilizadas por esses profissionais na produção de bibliografias, inquéritos e manuais de coleta folclórica no Brasil. Busca também demonstrar como ao procurarem estratégias de registrar a informação “folclórica”, contribuíram para uma retroalimentação do exercício prático de documentação na longa duração no campo informacional. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e analítica, está fundamentada no referencial teórico-metodológico do sociólogo Pierre Bourdieu tendo como base o modo de conhecimento praxiológico. Amparado por uma etnografia de documentos multissituada, a investigação traz como campo de atravessamentos e de aquisições de fontes, os arquivos do Ministério das Relações Exteriores/Itamaraty, a Biblioteca Nacional, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, com sedes na cidade Rio de Janeiro; além de documentos do Instituto Câmara Cascudo, no Rio Grande Norte, e o acervo bibliográfico e documental da Biblioteca da Universidade de Brasília.

Externo à Instituição - LUCIANA FERREIRA DA COSTA - UFPB
Interna - 2440996 - ANA LUCIA DE ABREU GOMES
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE JUVENCIO DA SILVA
Presidente - 1051862 - CLOVIS CARVALHO BRITTO