Banca de DEFESA: RENAN MAIA NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENAN MAIA NUNES
DATA : 30/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: FCI
TÍTULO:

O processo administrativo eletrônico e os impactos na gestão de documentos arquivísticos: um estudo sobre o caso da Universidade de Brasília 


PALAVRAS-CHAVES:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira a utilização do processo administrativo eletrônico, na Universidade de Brasília,impactou nos procedimentos e operações técnicas da gestão de documentos arquivísticos, de modo a compreender se a gestão de documentos se alterou no ambiente digital.A metodologia adotada nesta pesquisaé caráter descritivo e qualitativo, quanto a técnica de coleta de dados éum estudo de caso a partir da realidade observada na Universidade de Brasília. A análise comparativa do contexto anterior a implementação do processo administrativo eletrônico, com o contexto posterior a sua implementação, teve como referencial principal a atuação dos arquivistas da Coordenação de Gestão de Documentos do ACE no desenvolvimento das funções arquivísticas criação, classificação, avaliação e descrição.Para compreender os aspectos relacionados à governança arquivística foi realizada uma entrevista com o Diretor do Arquivo Central. Como resultado, observou-se que o contexto de produção de documentos arquivísticos digitais requer do arquivista a reflexão sobre os fundamentos da área e a melhor maneira de aplicá-los no tratamento de documentos digitais. Considerando o problema desta pesquisa, pode-se concluir que a gestão de documentos não se alterou no ambiente digital, ela teve que se adequar ao novo ambiente, tendo em vista as especificidades do documento arquivístico digital. O processo administrativo eletrônico fomentou novas reflexões teóricas e metodológicas sobre como realizar os procedimentos e operações técnicas da gestão de documentos no ambiente digital do Sistema Eletrônico de Informações(SEI).Considerando o objetivo geral da pesquisa, conclui-se que os principais impactos do processo administrativo eletrônico na gestão de documentos da UnB foram a maior qualificação da gestão de documentos realizada pela universidade, a maior aproximação de todos os servidores da universidade com prática arquivística, ao utilizarem o SEI e o fomento à discussão sobre a gestão do documento arquivístico digital em sentido amplo no contexto da UnB.


PÁGINAS: 143
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira a utilização do processo administrativo eletrônico, na Universidade de Brasília,impactou nos procedimentos e operações técnicas da gestão de documentos arquivísticos, de modo a compreender se a gestão de documentos se alterou no ambiente digital.A metodologia adotada nesta pesquisaé caráter descritivo e qualitativo, quanto a técnica de coleta de dados éum estudo de caso a partir da realidade observada na Universidade de Brasília. A análise comparativa do contexto anterior a implementação do processo administrativo eletrônico, com o contexto posterior a sua implementação, teve como referencial principal a atuação dos arquivistas da Coordenação de Gestão de Documentos do ACE no desenvolvimento das funções arquivísticas criação, classificação, avaliação e descrição.Para compreender os aspectos relacionados à governança arquivística foi realizada uma entrevista com o Diretor do Arquivo Central. Como resultado, observou-se que o contexto de produção de documentos arquivísticos digitais requer do arquivista a reflexão sobre os fundamentos da área e a melhor maneira de aplicá-los no tratamento de documentos digitais. Considerando o problema desta pesquisa, pode-se concluir que a gestão de documentos não se alterou no ambiente digital, ela teve que se adequar ao novo ambiente, tendo em vista as especificidades do documento arquivístico digital. O processo administrativo eletrônico fomentou novas reflexões teóricas e metodológicas sobre como realizar os procedimentos e operações técnicas da gestão de documentos no ambiente digital do Sistema Eletrônico de Informações(SEI).Considerando o objetivo geral da pesquisa, conclui-se que os principais impactos do processo administrativo eletrônico na gestão de documentos da UnB foram a maior qualificação da gestão de documentos realizada pela universidade, a maior aproximação de todos os servidores da universidade com prática arquivística, ao utilizarem o SEI e o fomento à discussão sobre a gestão do documento arquivístico digital em sentido amplo no contexto da UnB.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CELIA RODRIGUES - UFF
Externa ao Programa - 6161519 - ELIANE BRAGA DE OLIVEIRA
Interno - 1122756 - RENATO TARCISO BARBOSA DE SOUSA
Interno - 1354348 - ROGERIO HENRIQUE DE ARAUJO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 16/06/2023 16:53
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