Banca de DEFESA: Jean Carlos Borges Brito

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Jean Carlos Borges Brito
DATA : 21/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Remota - Skype
TÍTULO:

Organização da Informação: uma proposta de framework genérico para geração automática de assuntos, indexação e busca facetada em repositórios digitais.


PALAVRAS-CHAVES:

Repositórios Digitais. Geração Automática e Semiautomática. Metadados. Tesauros. Corpus de conhecimento. Indexação.


PÁGINAS: 129
RESUMO:

Introdução. Com o aumento exponencial de dados, devido a sua característica digital, amplia-se também os problemas de ausência ou a discrepância de metadados cadastrados, tornando um trabalho oneroso e árduo para um ser humano consertar. Surge a necessidade de investigações para melhorar a organização e facilitar recuperação da informação. Nesse contexto, a aplicação de inteligência artificial através da aprendizagem de máquina, utilizando ferramentas automáticas e semiautomáticas de forma complementar para coleta de metadados e geração de assuntos, propicia a melhoria de sua indexação e buscas nos repositórios digitais.

Objetivo. Propor um framework genérico com um conjunto de atividades e técnicas para executar a geração e indexação automática de assuntos em um repositório digital, visando a organização e a recuperação da informação.

Métodos. Revisão Sistemática da Literatura, estudando sobre o tema de geração automática e semiautomática de metadados, suas ferramentas, técnicas, características e funções. Realizou-se pesquisa exploratória em bases de dados científicas da Ciência da Informação, selecionando periódicos específicos para a avaliação de acordo com as principais listas de classificação. Utilizou-se método misto na análise dos dados, com abordagens quantitativas e qualitativas, sendo definido um protocolo rigoroso de revisão. Identificou-se ferramentas para auxiliar a pesquisa aplicada, através da sua customização e uso em conjunto de vários algoritmos de aprendizagem de máquina que auxiliassem no processo de geração automática de assuntos. Ao final, realizou-se um estudo de caso aplicado para o “modelo de pesquisa”.

Resultados. Conclui-se que as técnicas de geração automática de metadados auxiliam na sugestão de assuntos para documentos robustos como uma tese e dissertação, ampliando o quantitativo de descritores, de modo a facilitar a configuração de taxonomias, filtros e facetas. Esse trabalho propôs o framework genérico validado pelo modelo de pesquisa, através do estudo de caso aplicado. Esse framework pode ser adequado e aplicado em qualquer área do conhecimento, com intuito de melhorar e facilitar a busca e a recuperação da informação nos repositórios digitais pelos usuários e gestores desses acervos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HENRIQUE MONTEIRO CRISTOVÃO - UFES
Presidente - 1077415 - DALTON LOPES MARTINS
Externa à Instituição - DANIELA LUCAS DA SILVA LEMOS - UFES
Interno - 1890955 - JOAO DE MELO MARICATO
Interno - 1146571 - MARCIO DE CARVALHO VICTORINO
Notícia cadastrada em: 27/10/2023 14:40
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app38_Prod.sigaa32