Banca de DEFESA: Marcos Sigismundo da Silva

DISCENTE : Marcos Sigismundo da Silva
DATA : 08/12/2023
LOCAL: Sala de defesa da FCI, nº 213

REQUISITOS DE SOFTWARES PARA REPOSITÓRIOS DIGITAIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA ISO 16363

Repositórios digitais, Certificação digital, ISO 16363, Preservação digital, Tainacan, Objetos digitais

Esse trabalho aborda o tema da preservação digital que ganhou relevância crítica na era da informação digital, exigindo uma atualização nas práticas e conceitos tradicionais de manutenção de registros. A obsolescência tecnológica representa um desafio particular, colocando em risco a integridade e autenticidade de objetos digitais. A norma ISO 16363 emerge como um importante mecanismo de regulamentação, estabelecendo padrões rigorosos para a auditoria e certificação de repositórios digitais confiáveis. A implementação desta norma em software de repositório de preservação digital tem o potencial de elevar significativamente os padrões de segurança e conformidade, influenciando positivamente a confiança dos usuários e incentivando a adoção mais ampla do sistema. Analisar e propor requisitos de gestão de objetos digitais, para estudos e construção de software de gestão de objetos digitais em ambientes confiáveis de preservação digital foi o objetivo principal desta dissertação. Isso foi evidenciado através da análise do software Tainacan, em relação aos itens analisados, que demonstrou carências nos critérios selecionados, enfatizando a necessidade de aprimoramentos para sua qualificação como repositório digital confiável. O esquema normativo da ISO 16363 fornece uma base sólida para auditorias eficazes e processos de certificação bem-sucedidos, servindo como uma ferramenta robusta para controle de qualidade e governança. A eventual conformidade do Tainacan com essas diretrizes poderá revolucionar as práticas de preservação e acesso digital. Além de expandir sua aplicabilidade, isso poderá beneficiar várias partes interessadas, incluindo acadêmicos e instituições, focados na preservação eficiente e no acesso duradouro a dados e objetos digitais.

Presidente - 1077415 - DALTON LOPES MARTINS
Interno - 1890955 - JOAO DE MELO MARICATO
Interno - 1354348 - ROGERIO HENRIQUE DE ARAUJO JUNIOR
Externo à Instituição - TIAGO EMMANUEL NUNES BRAGA - IBICT