CARACTERÍSTICAS METODOLÓGICAS DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA DAS TESES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS (2019-2024)
Programas de Pós-Graduação; Metodologia da Pesquisa Científica; Métodos Científicos; Métodos de Procedimentos; Ciência da Informação - Brasil.
Essa pesquisa tem por objeto de estudo as características metodológicas empregadas na Ciência da Informação brasileira, representada nas metodologias percorridas nas teses dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu brasileiros entre 2019 e 2024. A justificativa para realização dessa investigação se pautou no interesse pessoal e profissional docente da pesquisadora, fundamentados em publicações científicas no referido tema as quais mencionam as fragilidades metodológicas existentes na CI. A pesquisa tem por objetivo geral propor a classificação da metodologia da pesquisa científica da CI, considerando o desenvolvimento teórico-metodológico das pesquisas acadêmicas, visando consolidar a identidade metodológica da área. A metodologia é norteada pelo Gênero da Pesquisa em Pesquisa Metodológica, nos seus Objetivos em Exploratória e Descritiva, de Natureza Aplicada, no Método de Abordagem Indutivo, sobre a Abordagem do Problema em Métodos Mistos. Quanto aos Métodos de Procedimentos foi realizada por Revisão Sistemática da Literatura, Pesquisa Documental e, por técnicas, foram utilizadas as ferramentas tecnológicas Excel e Kibana, os quais foram organizados e operacionalizados os dados da pesquisa para efetivação das análises bibliométricas, posteriormente, seguindo-se ao exame teórico-metodológico conforme as orientações metodológicas das literaturas em Metodologia da Pesquisa Científica. Com os resultados, busca-se alcançar a realização dos objetivos geral e específicos dessa pesquisa e, mediante seu encerramento, vislumbra-se sugerir a classificação da metodologia da pesquisa científica de maneira a contribuir para a consolidação da identidade metodológica da área.